Lula liderou pesquisas em todo o 1º semestre

BSB Capital 24/06/2022 às 9:22, Atualizado em 25/06/2022 às 13:32

Novo DataFolha aponta petista com 47% contra 28% de Bolsonaro. Vitória seria no primeiro turno

Foto: Reprodução

Orlando Pontes

Pesquisa Datafolha realizada na quarta (22) e na quinta-feira (23), que ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades do País, consolidou a liderança do ex-presidente Lula (PT) em 60 levantamentos realizados ao longo de todo o primeiro semestre deste ano por 14 diferentes institutos.

Terceira via – Mesmo com índices diferentes, o petista sempre aparece em primeiro lugar, com o atual mandatário Jair Bolsonaro em segundo. Juntos, os dois detêm mais de 75% das intenções de votos. Isto, de acordo com especialistas, praticamente afasta as chances de um terceiro candidato chegar ao segundo turno.

1º turno – No cenário apurado pelo DataFolha a pouco mais de 100 dias do pleito, Lula abriu 19 pontos percentuais sobre seu principal opositor, chegando a 47%, e venceria no primeiro turno – sua intenção de voto é maior do que a de todos os concorrentes somados. Bolsonaro estacionou em 28%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

2º pelotão – O segundo pelotão segue liderado por Ciro Gomes (PDT), com 8%. André Janones (Avante) tem 2% e a senadora Simone Tebet (MDB), que se apresenta como a candidata da terceira via caiu de 2% na pesquisa anterior para 1% nesta semana.

Os sem voto – É o mesmo patamar de Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU). Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

Jovens – A vantagem do petista é maior entre os mais jovens (54% a 24%), os menos escolarizados (56% a 22%) e os mais pobres.

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima