GDF prepara mais dois cabides de empregos

BSB Capital14/05/2022 às 9:00, Atualizado em 16/05/2022 às 14:54

Está em curso a criação das regiões administrativas do Park Sul e do Arapoanga

Foto: Hamilton Silva

José Silva Jr

Mesmo com a máquina pública já inchada, o Governo do Distrito Federal e a Câmara Legislativa querem engordar ainda mais o quadro de servidores com a emancipação de dois setores que estão prestes a virar Regiões Administrativas (RAs). Vêm aí a qualquer momento as cidades do Park Sul e do Arapoanga,  situadas no Guará e em Planaltina, respectivamente. Mais dois belos cabedais de emprego para acomodar correligionários às vésperas das eleições de outubro.

A criação da primeira futura RA está mais avançada. Capitaneado pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), já foi dado o pontapé inicial do processo de transformação do Park Sul, que está inserido no Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), no Guará, com a mudança do nome da região para uma sigla mais nobre.

Alteração

A Lei nº 6.908, de 20 de julho de 2021, de autoria do parlamentar, dispõe sobre a alteração da denominação do SGCV para Superquadra Park Sul (SQPS). Pior, a normativa alcança ainda os Setores de Oficinas Sul (SOF Sul) e de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), que também passarão a se chamar SQPS.

O Ofício (362/2021) com essa mudança foi encaminhado para o conhecimento da Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) em 21 de julho de 2021. “Pelo exposto, encaminhamos para conhecimento e solicitamos os seus bons préstimos para adoção das providências necessárias, com o fito de dar prosseguimento as mudanças necessárias nos endereços da região”, concluiu o deputado em seu despacho.

Consulta pública

Não satisfeito, Delmasso renovou a consideração este ano. Em outro ofício (1569/2022) encaminhado para a Administração Regional do Guará, que administra o Park Sul, SGCV, SOF Sul e Múltiplas Atividades, ele reiterou a proposta de mudança do nome para um só: SQPS.

No mesmo documento, marcou uma audiência pública com a presença dos servidores da administração. “Dessa forma, encaminhamos o presente para conhecimento da manifestação da área técnica desta pasta, avaliação e agendamento de Consulta Pública para apresentação da proposta de alteração do endereçamento para a população, colocando-nos à disposição para eventuais esclarecimentos que se façam necessários”, diz o documento.

Em outro despacho via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no dia 5 deste mês, para a Coordenação de Licenciamento, Obras e Manutenção Diretoria de Aprovação e Licenciamento da Administração Regional do Guará, Delmasso solicita “avaliação e agendamento de consulta pública para apresentar à população a proposta de alteração do endereçamento do Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos – SGCV, do Setor de Oficinas Sul – SOF SUL e do Setor de Múltiplas Atividades Sul – SMAS, o qual será alterado para Superquadra Park Sul”.

Novo endereço ou emancipação?

Procurado pela reportagem do Brasília Capital, Delmasso garantiu que a audiência pública é só para definir o novo endereço. “Isso já é uma lei que alterou a nomenclatura da área. Mas não é a criação de mais uma área não. Na verdade, vai continuar fazendo parte da região do Guará”, afirma o político.

Resta saber até quando, uma vez que a pressão dos moradores para que o Park Sul – ou melhor, a SQPS – se torne uma RA será grande. Para o economista e morador do lote 13 Rafael Cottis, a audiência vai tratar dessa emancipação. “Queremos uma nova RA. E o Delmasso também quer”, confidenciou ele.

Araponga

No domingo (8 de maio deste ano), moradores do Arapoanga participaram de uma audiência pública para debater a proposta de criação da Região Administrativa do Arapoanga, que faz parte de Planaltina. O encontro foi realizado pela Secretaria de Governo do DF com o apoio de 14 órgãos do GDF.

Após a conclusão dos estudos e pareceres dos órgãos do GDF, o processo será enviado ao governador, que decidirá sobre o encaminhamento de projeto de lei à Câmara Legislativa.

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima