DF antecipa 2ª dose da Pfizer para quem receberia reforço até 27 de outubro

bsbcapitalPor ,21/09/2021 às 11:44, Atualizado em 21/09/2021 às 11:44

Atendimento começa na quinta-feira (23). Na prática, Secretaria de Saúde reduz intervalo em até duas semanas

A partir de quinta-feira (23), os postos de vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal antecipam a aplicação da segunda dose para quem deveria receber o imunizante da Pfizer até 27 de outubro. A decisão foi anunciada durante a tarde desta segunda (20), pela Secretaria de Saúde.

Atualmente, a campanha já reduziu o intervalo para quem recebeu Pfizer ou AstraZeneca e tinha a segunda aplicação prevista para até 24 de setembro. A regra continua valendo, sendo agora ampliada.

Na prática, a secretaria diminuiu o intervalo entre as doses da Pfizer em até duas semanas. O Ministério da Saúde recomenda o intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda doses da Pfizer, já na bula da vacina, o período previsto é de 21 dias.

A redução do intervalo é uma das estratégias adotadas no país para aumentar a proteção contra o vírus, como o risco de gravidade após infecção da variante delta. No DF, a cepa já predomina entre os novos contaminados.

Adolescentes e dose de reforço

Além de ampliar a antecipação, o Distrito Federal incluiu a faixa etária de 13 anos na campanha. O atendimento dos adolescentes é a partir desta terça-feira (21), sem agendamento, mas em postos específicos.

Ainda nesta semana, começa a aplicação da dose de reforço para idosos e imunossuprimidos. Veja o cronograma:

  • Terça-feira (21): começa o atendimento de idosos que vivem em instituições de longa permanência, com 60 anos ou mais, que já completaram imunização há, pelo menos, seis meses. Equipes volantes vão até as casas de acolhimento.
  • Quarta-feira (22): Idosos de 85 anos ou mais, que já completaram imunização há, pelo menos, seis meses. Não é necessário agendar atendimento. Endereços serão publicados no site da SES na terça (21).
  • Segunda-feira (27): Começa o atendimento aos imunossuprimidos graves com 18 anos ou mais. O atendimento será por meio de agendamento, que será aberto na quarta-feira (22), no site da SES ou pessoalmente, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Fonte: G1

Deixe um comentário

Rolar para cima