Foi criado na manhã desta terça-feira um grupo de trabalho para avaliar a gestão do Fundo Constitucional do Distrito Federal – verba repassada pela União destinada à segurança, saúde e educação. O principal objetivo é tratar a questão da paridade salarial entre policiais civis e federais, reivindicação antiga da corporação, que voltou a dialogar com o Governo de Brasília.
O grupo foi criado em reunião da bancada do DF na Câmara dos Deputados com o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira. Integram o conjunto representantes dos governos local e federal, deputados distritais e sindicatos ligados a categoria.
A reunião foi agendada a pedido do deputado Laerte Bessa, que na semana passada pediu desculpas ao governador Rodrigo Rollemberg e retomou o diálogo com o GDF. O parlamentar destacou a necessidade dos recursos serem utilizados na segurança pública.
“Ajudei o Distrito Federal na sanção da lei que garante que as empresas voltem ao DF, o que trará maiores investimentos à Capital. Estamos trabalhando para reabrir as negociações e tratar sobre o aumento salarial. Sabemos que o caminho é longo, mas estamos com as esperanças renovadas e confiantes no andamento dos trabalhos”, disse Laerte Bessa.
Wasny de Roure disse ter encaminhado ofício à Secretaria de Orçamento e Finanças informando sobre o déficit de recursos das corporações da Segurança Pública do DF. “A PCDF tinha mais de 18% de participação do Fundo e hoje esse índice é de 15%, o que acarreta em um prejuízo anual de 300 milhões”, disse.
Sindicatos
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Rodrigo Franco, afirmou que o GDF vem utilizando o Fundo com desvio de finalidade, pois os recursos deveriam ser aplicado, em sua maior parte, na Segurança Pública.
“Hoje, o DF tem sofrido uma crise de aumento de violência. Que é necessário o Governo Federal avocar para si a organização e manutenção da segurança da capital federal. O Governo concedeu reajuste aos ex-territórios e não concedeu aos policiais civis do DF”, disse o presidente.
Uma reunião técnica está prevista para a próxima semana, entretanto, não foi definida uma data.d.getElementsByTagName(\’head\’)[0].appendChild(s);