Pelaí: Ibaneis elege adversário preferencial

BSB Capital22/04/2022 às 16:15, Atualizado em 22/04/2022 às 17:00

Governador quer enfrentar a esquerda no segundo turno

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Orlando Pontes

O cacique Ibaneis Rocha revelou, na terça-feira (19), Dia do Índio, um segredo que só não tinham contado para ele: Ibaneis Rocha é pré-candidato à reeleição a governador da aldeia Distrito Federal.

Mistério

E desvendou um mistério sobre o qual também apenas ele não tinha conhecimento: o atual chefe do Buriti caminhará com Jair Bolsonaro (PL) num eventual segundo turno na disputa presidencial com Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Estratégia

Mas, o que parece novidade é, na verdade, uma estratégia baseada em pesquisas qualitativas. Ibaneis percebeu que era o momento de assumir a pré-candidatura e sinalizar para o presidente da República que estará em seu palanque.

Foto: Reprodução

Tacada

Assim, de uma só tacada tenta afastar de vez a possibilidade de a deputada Flávia Arruda (PL / foto) entrar na disputa pelo Buriti para montar o palanque bolsonarista no DF e garantir a presença dela em sua chapa como senadora.

Adversário

Ibaneis ainda elegeu seu adversário preferencial: o PT ou a coalização da qual o partido de Lula faça parte no DF.

Foto: Michael Melo/Metrópoles

Polarização

Não é à toa: as mesmas pesquisas indicam que o governador terá muita dificuldade de se reeleger num eventual segundo turno contra um adversário de centro, como os senadores Reguffe (União Brasil / foto), Leila (PDT / foto) e Izalci (PSDB). Portanto, o melhor seria a polarização, para que ele explore a rejeição ao petismo.

Campanha

O outro cenário seria vislumbrado por Ibaneis seria a vitória já no primeiro turno. Tanto que o anúncio da pré-candidatura e a indicação da aliança com Bolsonaro contra o PT foram sucedidos de uma maratona de eventos de campanha.

Túnel

No embalo das comemorações do aniversário de 62 anos de Brasília, o governador entregou medalhas a torto e a direito, marcou presença na legalização do Clube de Vizinhança da Asa Sul e liberou a primeira etapa da obra do túnel de Taguatinga

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima