Julho Verde reforça prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

BSB Capital 28/07/2022 às 12:36, Atualizado em 28/07/2022 às 12:48

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de cabeça e pescoço é o quinto tipo mais incidente no Brasil. O Congresso Nacional foi iluminado de verde para chamar a atenção da população para a prevenção da doença

O Congresso Nacional iluminado de verde pela prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Da Redação

O Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço foi celebrado nessa quarta-feira (27). A campanha Julho Verde é voltada para as ações de prevenção à manifestação ou evolução de tumores na região acima do pescoço. Para chamar a atenção da população, o Congresso Nacional ficou iluminado de verde.

Esse é o quinto tipo de câncer mais incidente no Brasil e pode levar a óbito, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os tumores podem atingir a cavidade oral, afetando lábios, língua e boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, glândulas salivares, ossos da face, tireoide e pele. O câncer de boca é o mais frequente entre os homens e, nas mulheres, é o de tireoide.

O Inca alerta que o tabagismo (fumo) e o etilismo (álcool) aumentam em mais de 30 vezes a chance de ter câncer na cavidade oral. A recomendação é evitar esses hábitos e manter uma alimentação saudável. Visitar regularmente o dentista possibilita um diagnóstico precoce. Também é recomendado o uso de protetor solar nos lábios e relações sexuais com preservativos, para evitar as infecções por HPV.

Em média, 76% dos casos atuais são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade, segundo o instituto. Se diagnosticado no início, aumentam as chances de cura. A fim de fortalecer a campanha de prevenção, em abril deste ano foi sancionada a Lei 14.328, que institui o mês de julho como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

A iluminação verde no prédio do Congresso Nacional foi requisitada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) como parte das ações da campanha Julho Verde.

Com informações da  Agência Senado.

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima