Brazlândia completa 89 anos

BSB Capital 06/06/2022 às 11:59, Atualizado em 06/06/2022 às 11:59

Famosa pela festa do morango, abastece o DF de verduras, legumes e frutas. A cidade tem o segundo maior santuário do Brasil. O GDF enumera obras realizadas no lugar

Foto: Geraldo César Moreira

Da Redação

Brazlândia, a 4ª Região Administrativa do Distrito Federal, completou 89 anos nesse domingo (5). Produtora de mais de 80% das verduras e legumes e 98% da goiaba que são consumidos no DF, no entanto, é mais conhecida pela festa do morango, que lhe dá a fama de capital brasileira do morango. A cidade tem recebido um pacote de obras e investimentos entre 2019 e 2022, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF).

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O GDF enumera 51 intervenções estruturantes na cidade, com investimento de R$ 82 milhões. Entre as quais, pavimentação de vias públicas e da rodovia DF-001, ampliação da galeria de águas pluviais, troca de iluminação de lâmpadas convencionais por LED, construção de uma escola técnica e a chegada da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia.

Uma das atrações da cidade é o Santuário do Menino Jesus, o segundo maior do Brasil. Lá fica em exposição o papamóvel que transportou João Paulo II no Rio de Janeiro, em 1997. Papa que foi canonizado pela Igreja Católica.

Foto: Geraldo César Moreira

Brazlândia foi incorporada ao DF em 10 de dezembro de 1964. É mais antiga que a Capital Federal, que completou 62 anos nesse ano. O lugar fazia parte de Luziânia, sendo que em 1932 de povoado foi tornado distrito de Santa Luzia – como antes se chamava o município goiano.

Com informações da Agência Brasília.

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima