PT buscará coligação com o PSB e o Psol

BSB Capital 06/06/2022 às 11:24, Atualizado em 07/06/2022 às 14:33

Estratégia é unir toda a oposição a Bolsonaro no DF já no primeiro turno

Orlando Pontes

Após o Encontro Regional do último fim de semana definir os 16 nomes do partido que concorrerão à Câmara Legislativa, os cinco candidatos a deputado federal e escolher a professora Rosilene Corrêa como candidata ao Senado, o PT volta suas atenções para o fortalecimento do palanque do presidenciável Lula no Distrito Federal.

A estratégia, segundo o presidente local, Jacy Afonso, é intensificar as negociações com o Psol e o PSB em busca de uma coligação com a federação da qual o PT faz parte, juntamente com o PV e o PCdoB. O PT pretende abrir a vaga de vice-governador de Leandro Grass (PV) para o Psol ou para o PSB, que já lançaram, respectivamente, a assistente social Keka Bagno e o professor Rafael Parente ao Palácio do Buriti.

Jacy Afonso acredita que o importante é unir, ainda no primeiro turno, todas as forças de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Além da direção regional, as conversas também serão conduzidas pelo ex-deputado Geraldo Magela, que abriu mão de concorrer a qualquer cargo eletivo este ano (era pré-candidato ao Senado) para coordenar a campanha de Lula no DF. O convite foi feito pela presidente nacional do PT, deputada Gleise Hoffmann (PR).

Rosilene senadora

Na abertura do Encontro, na sexta-feira (3), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), estavam presentes os presidentes do PSol, Teresinha Monteiro; do PSB, Rodrigo Dias; e do PV, Eduardo Brandão. No sábado, a atividade foi restrita aos 300 delegados que votaram para escolher as candidaturas às Câmaras Legislativa e Federal e ao Senado. O ponto alto do Encontro foi a votação que definiu a vice-presidente da sigla, Rosilene Corrêa, para concorrer ao Senado.

Ela agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da unidade da militância. “Estarmos unidos e fortes em torno das nossas candidaturas, para ajudar Lula a governar o Brasil e, também, para mostramos a força do PT do Distrito Federal. Temos uma militância aguerrida e que merece toda a consideração do PT. Juntos, vamos fortalecer nosso partido e nossas decisões”, disse. E conclamou empenho para a eleição de Leandro Grass ao GDF. “Estaremos nas ruas com motivação e entusiasmo para eleger o companheiro Leandro Grass e começarmos uma verdadeira mudança no Distrito Federal “, afirmou.

Nominata

O PT terá 16 das 25 vagas de candidatos a deputado distrital da federação com o PV e o PCdoB e ocupará cinco das nove vagas a pretendentes a uma cadeira na Câmara Federal. O PCdoB indicará cinco candidatos a distrital e o PV, quatro. Para federal, serão três vagas para o PV e uma para o PCdoB.

Na escolha dos nomes às vagas proporcionais, os 300 delegados com voto no Encontro usaram três critérios: a participação das correntes internas do partido, a representação das zonais das regiões administrativas do DF e o peso dos sindicatos aliados do partido, especialmente servidores públicos, rodoviários e trabalhadores da Saúde e da Educação.

De acordo com Jacy Afonso, os critérios para distribuição do Fundo Partidário serão discutidos apenas no Encontro Nacional, que deve ocorrer na primeira semana de julho. Mas é certo que parlamentares detentores de mandatos federais terão prioridade. No caso do DF, portanto, apenas a deputada Erika Kokay. Ajustes finais das chapas ainda podem ocorrer, ficando a cargo do Diretório Regional analisar possíveis emendas.

Confira as candidaturas PT-DF

Homens

1 – Chico Vigilante

2 – Ricardo Vale

3 – Gabriel Magno

4 – Cabo Patrício

5 – Garibel

6 – João Dão

7 – Fabiano Trompetista

8 – Cláudio Bessa

9 – Lima do SindFub

Suplentes

9 – Laureano

10 – Camapum

Mulheres

1 – Coletiva SOMOS – Hellen Frida

2 – Coletive CHÃO – Leda Gonçalves

3 – COLETIVAÇÃO – Cristiane Santos

4 – Thelma Melo

5 – Mariana Rosa

6 – Meg Guimarães

7 – Fátima Rola

Suplente

8 – Professora Flávia

Federais

1 – Erika Kokay

2 – Roberto Policarpo

3 – Agnelo Queiroz

4 – Vanessa É o Bicho

5 – Ruth Venceremos

Suplentes

6 – América Bonfim

7 – Joaquim Rodrigues

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima