A festa da fé

BSB Capital 13/06/2014 às 19:01, Atualizado em 13/06/2014 às 19:01

Um milhão de fieis passaram pelo Taguaparque na festa de Pentecostes. Em Planaltina, folia do Divino Espírito Santo completou 132 anos   Fieis do Brasil todo se encontraram no último final de semana no Taguaparque. O motivo era a festa de Pentecostes, sob a batuta do Padre Moacyr Anastácio, da Paróquia São Pedro, de Taguatinga …

A festa da fé Leia mais »

Um milhão de fieis passaram pelo Taguaparque na festa de Pentecostes. Em Planaltina, folia do Divino Espírito Santo completou 132 anos

 

pentecostes01Fieis do Brasil todo se encontraram no último final de semana no Taguaparque. O motivo era a festa de Pentecostes, sob a batuta do Padre Moacyr Anastácio, da Paróquia São Pedro, de Taguatinga Sul. Durante os três dias de festa (sexta, sábado e domingo) cerca de um milhão de pessoas passaram pelo local, segundo a Polícia Militar. Dentre elas, o governador Agnelo Queiroz (PT), o senador Gim Argello (PTB), o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), e os distritais Chico Vigilante (PT) e Washington Mesquita (PTB), entre outros políticos.

O Padre, que arrasta milhões de pessoas, tem dentre suas principais características o estilo de tratar naturalmente a celebração e a multidão que o segue. É uma conversa franca. Moacyr diz verdades, ri e faz brincadeiras, tudo isso com muita fé e adoração à Santa Trindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Em determinado momento da celebração, quando uma fiel dava um testemunho ao público, Moacyr interrompeu pedindo mais objetividade à jovem. “Vamos adiantar a história para a parte que Deus entrou e mudou sua vida. O povo não quer saber desse tanto de detalhe não”, brincou o padre, arrancando gargalhadas dos fieis.

Lumara Santos Ribeiro mora em Águas Lindas – GO e chegou cedinho, na sexta-feira, para acompanhar a festa. “Saímos de casa às 5 horas para uma consulta do Miguel, chegamos aqui no Taguaparque às 7h, e só vamos embora no domingo, último dia de Pentecostes”, avisou. “Temos a sorte de ficar no mesmo lugar todos os anos”, agradece Lumara, que além de convidar a família e amigos este ano veio com o filho João Miguel, de apenas 1 mês de idade.

O Pentecostes é festejado 50 dias depois da Páscoa. Segundo a Igreja Católica, no dia de Pentecostes a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do Espírito Santo, que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina, em que o Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Durante a celebração os fieis fazem sacrifícios, atraídos, segundo eles, pela força do Espírito de Deus, para pedirem uma graça, um milagre, uma cura, uma libertação, um emprego, uma promoção no trabalho, uma mudança de vida. Coisas que, garantem eles, sempre conseguem, e, no ano seguinte, voltam para agradecer e pedir outras coisas, novas bênçãos, novos milagres.

Pentecostes vence a Fifa

Este ano, padre Moacyr teve que passar por cima da Lei Geral da Copa para fazer a festa de Pentecostes. Em nenhum outro ponto de Fan Fest no mundo, como é o Taguaparque, aconteceu um evento tão grande apenas uma semana antes da Copa. O Padre creditou a Deus a vitória sobre a Fifa. “Os apóstolos, cheios do Espírito Santo, não se dobraram diante das autoridades, diante dos homens, nem diante de satanás. Se você tem medo de tudo, falta o fogo do Espírito Santo em ti. Quando o Senhor me mandou celebrar Pentecostes, e Ele dizia que eu pedisse aos paroquianos, presentes ali, para não se afastarem de Jerusalém, eu não imaginava que aquela pequena quantidade de pessoas daquela semana se transformaria nessa multidão de hoje. Quem tem o Espírito Santo não tem medo de nada”, discursou.

Ao fim da homilia, padre Moacyr celebrou a renovação do cristianismo. “A chama do Espírito Santo vai cair hoje nesse Taguaparque e vai se espalhar por todo o mundo. É a renovação do cristianismo. Para os letrados, para os teólogos, talvez seja difícil entender. Vocês ficam com as letras e nós ficamos com a efusão do Espírito Santo”, concluiu.

Deixe um comentário

Rolar para cima