Numa agenda totalmente dedicada a Brasília, na segunda-feira (11), o governador Ronaldo Caiado concedeu quatro entrevistas exclusivas a diferentes veículos de comunicação. Em todas, além de tratar de assuntos nacionais e outros de interesse de Goiás e da região do Entorno do Distrito Federal, o experiente político de 75 anos defendeu que seu partido, o União Brasil, tenha candidato próprio a presidente da República em 2026. E se colocou à disposição para disputar a sucessão de Lula.
Respaldado em pesquisas de opinião que atribuem índices de aprovação de sua gestão próximos a 80%, Caiado, que no passado era tido como líder da extrema direita no Brasil, quando presidia a União Democrática Ruralista (UDR), após o advento Bolsonaro passou a ser considerado como “moderado de centro-direita”.
Mas o chefe do Executivo Goiano mantém posturas que agradam ao eleitorado bolsonarista, como na questão da segurança pública. Sempre que possível, Caiado repete um de seus mantras prediletos: “Em Goiás, ou o bandido muda de profissão ou muda de estado”. Para reafirmar essa postura, recentemente, ao entregar um carregamento de fuzis à Polícia Militar, recomendou: “É para serem usados”.
Segurança, Saúde e Social – Os bons número da segurança pública goiana – com queda nos índices criminais em 15 de 16 modalidades, entre elas homicídios, latrocínio e roubos -, são o trunfo de Caiado. Ele disse que sua gestão intensificou as ações dos batalhões especializados, investiu no trabalho inteligência e integração das forças policiais e aumentou o efetivo com concurso público. “No momento em que a polícia chega, preparada e competente, não há espaço para o bandido crescer”.
Ao tratar da questão da Saúde, Caiado confirmou a inauguração do Hospital de Águas Lindas em 2024. “Vamos entregar uma unidade com 40 leitos de UTI, com toda parte de especialização. A população vai receber um espaço moderno de média e alta complexidade”.
Na área social, Caiado pontua que nunca se deu tanta atenção na independência dos mais vulneráveis e na emancipação dessas pessoas, com os diversos programas. Entre eles, o Mães de Goiás, Dignidade, Bolsa Estudo e Aprendiz do Futuro. “Tenho trabalhado muito em prol do Entorno. É uma região que não se sentia identificada com Goiás. Não sentia a presença do governo estadual. Essa realidade mudou”, concluiu.
Satisfação
Nesta terça-feira (12), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou pesquisa realizada entre os dias 6 e 10 de dezembro, com 1546 eleitores em 76 municípios goianos. Segundo o levantamento, 81% dos entrevistados aprovam a gestão Caiado, o que alimenta a pretensão de disputar a Presidência em 2026.