Zico segue com o desejo de concorrer à presidência da Fifa. Em declaração ao GloboEsporte.com na manhã desta terça-feira em evento na Gávea, o ex-jogador disse que enviou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o pedido de indicação através da entidade de sua candidatura para o cargo de comando do futebol mundial. No entanto, ele afirma que não aguardará o retorno por muito tempo, pois garante ter outras opções para chegar à disputa do pleito.
- Advertisement -
– O primeiro caminho é esse. Sou brasileiro, tenho serviços prestados à seleção brasileira durante dez anos. Minha vida foi toda aqui no Brasil. Eu acho que a primeira opção, já que minha pretensão à presidência é justamente fazer o caminho certo. Pedi primeiro a indicação através do representante do Brasil, que é a CBF. Enviei a carta ao presidente Marco Polo, mostrando pra ele os pontos da minha candidatura e agora é aguardar resposta para ver se eles têm um compromisso ou não, se aceitam ou não. Agora vamos aguardar. Não vou aguardar muito tempo porque o tempo passa rápido então a gente tem que ter outras opções também – declarou ele.
Zico declarou que tem até o dia 26 de outubro para estar inscrito na eleição. Por isso, ele cogita outros caminhos para garantir a inscrição. Mas ressalta que gostaria sim de ser confirmado como candidato representante da CBF.
– Normalmente a gente tem que esperar pelo menos uma semana para saber a posição da entidade. Dia 26 de outubro a gente tem que estar inscrito, é a data limite. Então temos que ter sempre outras opções. Lógico que gostaria muito que fosse indicado pela CBF, mas tenho ao que aguardar.
O ex-jogador aguarda o retorno da CBF para somente depois solicitar o apoio de outras federações. Para chegar à fase final do pleito, ele necessita da indicação de uma entidade de um país e o apoio de mais quatro.
– Ainda não não (enviei carta) para outras federações. Primeiro vou aguardar a CBF. Eu espero que seja favorável, espero que seja positivo porque eu tenho que ser indicado por uma com o apoio de mais quatro. Eu acho que o apoio não vai ser complicado.
A Fifa já anunciou que a nova eleição presidencial da entidade será realizada no dia 26 de fevereiro. O atual presidente e no poder desde 1998, Joseph Blatter anunciou em 2 de junho que deixaria o cargo e convocaria novas eleições. Platini é especulado como candidato e até mesmo já teria recebido o apoio da Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol.
Saiba mais:
- Advertisement -
Volante da seleção brasileira na Copa América é pego em antidoping
Pequenos campeões