Clean label tem sido uma tendência no mundo da nutrição, e está relacionado à procura de alimentos com menor quantidade de aditivos químicos. Ao pé da letra, a tradução é de “rótulo limpo”, exatamente por ter uma menor quantidade de substâncias consideradas maléficas à saúde humana.
Essa tendência começou a aparecer em suplementos alimentares e já está chegando às prateleiras dos supermercados. Ler a lista de ingredientes é uma tarefa importante para quem busca consumir produtos alimentícios considerados mais saudáveis, pois a lista de ingredientes apresenta em ordem decrescente o que está presente no produto.
Listas extensas, como o Guia Alimentar para a População Brasileira, já estão relacionadas a um alto grau de processamento. E esses produtos devem ser evitados ao máximo no nosso dia a dia.
A indústria aproveita a onda da busca por alimentos saudáveis e criou uma espécie de selo, o “clean label”. A ideia é usar como ingredientes os compostos extraídos da natureza para substituir os aditivos químicos, utilizados para preservar e melhorar as características sensoriais do alimento.