José Matos
Insatisfação pode ser uma mensagem para você tomar atitude, progredir ou cooperar. Em certos casos, se você não se encher de coragem para realizar sua vocação, passará a vida toda infeliz. Você pode estar na profissão certa, no lugar certo, mas se ainda não atingiu a altura a que se programou, com o tempo, também sentirá insatisfação.
Na insatisfação, pergunte-se: por que estou assim? Se não descobrir a causa sozinho, vá a um terapeuta ou psiquiatra e descubra! “Por 20 anos fui um escriturário infeliz até que criei coragem, fiz o curso de enfermagem e hoje sou um enfermeiro feliz”, declarou um enfermeiro do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Quando se está na profissão errada ou no lugar errado, com o tempo, você ficará insatisfeito. Confie, vá à luta, supere e vença. Não obstante, não basta estar na profissão certa e no lugar certo. É necessário saber relacionar-se.
“Sejam simples como as pombas, mas prudentes como as serpentes”, ensinou Jesus. Você já conheceu e ainda conhecerá pessoas falsas, agressivas, interesseiras e nocivas. Todas são lembranças do que você não deve ser ou deve evitar.
De outro modo, conhecerá pessoas do bem. São lembranças do que você deve ser ou pessoas que você deve ter por perto. Você é falso? Conhecerá pessoas reais. É triste? Conhecerá pessoas alegres. É estúpido? Conhecerá pessoas educadas. A vida encaminhará os professores de vida que você precisar.
A vida é sábia e conspira a favor de quem quer crescer e cooperar com ela, mas você só será ajudado para o que estiver na sua programação. Na hora certa aparecerão pessoas, situações e oportunidades que abrirão suas portas.
“Se eu cheguei aonde cheguei é porque me apoiei em ombros de gigantes”, ensinou o cientista inglês Izaac Newton. Agora, faça o mesmo com os que vierem depois de você. Aproveite e aprenda com pessoas de bem. Aprenda com os ensinamentos, mas também com os exemplos.