O portal GOV.BR lançou, quarta-feira (24) o serviço digital Voa Brasil, focado inicialmente em aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses, independentemente da renda. O programa visa possibilitar a compra de passagens aéreas por até R$ 200 por trecho, conforme divulgado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. Para acessar o Voa Brasil, é necessário possuir uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR, garantindo segurança digital aos usuários.
O objetivo do governo federal é incluir cerca de 1,5 milhão de brasileiros que ainda não utilizaram transporte aéreo, promovendo acesso ao mercado de aviação. “É o primeiro programa de inclusão social da aviação aérea brasileira, ampliando as oportunidades de viagem, turismo e reencontros familiares, impulsionando o emprego, a renda e o desenvolvimento econômico”, diz o ministro Sílvio Costa Filho.
Diferentemente de um subsídio direto, o Voa Brasil opera por meio da disponibilidade de passagens aéreas pelas companhias, utilizando a capacidade ociosa das aeronaves ao longo do ano, com uma média de ociosidade atual de 20% de janeiro a junho.
Para acessar o Voa Brasil, é necessário possuir uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR, garantindo segurança digital aos usuários. “O GOV.BR simplifica a vida dos cidadãos, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos para utilizar serviços públicos”, afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A plataforma GOV.BR, que já conta com mais de 159 milhões de usuários, oferece mais de 4.300 serviços digitais, incluindo os populares Meu SUS Digital, Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
Para se cadastrar no GOV.BR, o usuário pode baixar o aplicativo ou acessar pelo computador, inserir seu CPF e seguir as instruções para criar uma conta. A atualização para níveis de segurança superiores, como Prata e Ouro, pode ser realizada através do reconhecimento facial com a CNH, login bancário em instituições credenciadas, ou por meio de documentos eleitorais ou certificados digitais.