Da Redação
Os lojistas do DF esperam um crescimento de 61% nas contratações de mão de obra temporária neste ano em comparação com 2021. É o que aponta pesquisa do Instituto Fecomércio divulgada na segunda-feira (10), que ouviu 503 lojistas de 29 segmentos, em diferentes Regiões Administrativas.
A média de funcionários por empresa passou de 2,26 para 2,96. Com isso, a previsão de vagas disponíveis quase dobrou e chegou a 3,5 mil, ante os 1,8 mil do ano anterior. O levantamento mostra que 29,82% dos lojistas têm a intenção de contratar mais funcionários para reforço nas equipes de venda durante o Natal, Black Friday e Copa do Mundo. É a maior expectativa dos últimos cinco anos.
As admissões devem aquecer a economia do DF a partir da primeira quinzena de novembro, período em que 34% dos contratos de trabalho começam a ser fechados. A maioria dos empresários (44%), porém, deve contratar na primeira quinzena de dezembro. A possibilidade de que esses funcionários se tornem efetivos é de 52,67%, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.