Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Educação, Política

Unidades do Sesc e do Senac fecharão nesta terça-feira

  • Redação
  • 15/05/2023
  • 16:34

Compartilhe:

Está marcada para esta terça-feira (16), às 14h, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, a segunda manifestação do movimento nacional do Dia S contra o desvio de 5% de recursos do Sesc e do Senac. A medida causará o fechamento de diversas unidades, reduzindo atendimentos de milhares de pessoas em todo o Brasil.

O protesto é contra o PLV 9/23, que prevê a redução do orçamento destinado a essas instituições para o financiamento da Embratur. Além da manifestação de terça, está prevista outra mobilização para a quarta-feira (17) no mesmo local. Todas as unidades do Sesc-DF estarão fechadas neste período em adesão ao movimento.

Com forte apelo do público, a causa já reúne o apoio de personalidades de diversos setores, como esporte, cultura, saúde, entre outros onde as instituições atuam fortemente. Há, ainda, uma grande insatisfação entre os trabalhadores e usuários dos serviços oferecidos pelas instituições.

A primeira manifestação ocorreu no dia 9 de maio, quando milhares de pessoas se reuniram em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, e em outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Além dos protestos, também está acontecendo uma mobilização pela internet com um abaixo-assinado que já tem 500 mil signatários. O documento será entregue aos deputados e senadores e ao governo federal.

Prejuízos

O presidente do Sistema Fecomércio do Distrito Federal, José Aparecido Freire, alerta para os prejuízos da medida, caso ela se torne lei. Segundo ele, o Sesc-DF está em risco e os números falam por si. Com o corte de 5% no orçamento, a instituição enfrentará grandes prejuízos que afetarão diretamente milhares de pessoas.

O corte representará centenas de demissões, redução em 43% do número de alunos da educação formal, redução de 40% do número de alunos nas academias do Sesc-DF, menos 60 mil atendimentos na saúde bucal e redução no atendimento para consultas de saúde física, além do fechamento de diversas unidades, o que impedirá que o Sesc ofereça novas instalações e novos atendimentos no DF.

“Estamos em pleno processo de expansão. Duas novas unidades estão sendo construídas na parte norte do DF para beneficiar a população e os trabalhadores d Planaltina e Sobradinho. Além disso, quase triplicamos o número de carteirinhas do Sesc em todo o DF. Passamos de 190 mil para 530 mil cadastros, ampliando os serviços para todos os cidadãos, e não somente para os comerciários. Chegamos onde o poder público não chega”, destaca José Aparecido.

Inconstitucional

Para o presidente da Fecomércio-DF, a medida é inconstitucional. Além de não ter sido discutida com a sociedade, os valores destinados ao Sesc e ao Senac devem ser utilizados, exclusivamente, para o fim ao qual estão estabelecidos na Constituição Federal.

No caso do Sesc, sua finalidade é proporcionar programas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias. “Não são recursos que devem ir para a promoção do Brasil no exterior. Além disso, o Sistema S é reconhecido internacionalmente pela eficiência na entrega de seus serviços”, afirma.

O Sesc-DF tem mais de 500 mil credenciados. São 210 mil pessoas que acessam os clubes, mais de 980 apresentações artísticas anuais, mais de 4 mil passeios e excursões, 35 mil atletas em competições esportivas, dois mil alunos matriculados em escolas Edusesc, 340 mil atendimentos na área de saúde e 1,4 milhão de quilos de alimentos arrecadados pelo Mesa Brasil Sesc no último ano.

No caso do Senac-DF, o desvio dos recursos seria responsável pelo impacto nas obras de melhorias e expansão de quatro unidades da instituição, encerramento de 1.053 matrículas gratuitas, cancelamento de 35 turmas e 206 mil horas-aula de cursos reduzidas por ano.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Geraldo Azevedo leva 5 mil pessoas a Olhos d’Água

Caroline Romeiro

Cuidado com as bebidas “zero açúcar”

José Matos

Anjos e demônios

Júlio Miragaya

A verdade sobre taxas de inflação e de juros no Brasil

Tesandro Vilela

Projeto de governança de IA vai ao Congresso

Júlio Pontes

Ibaneis quer se livrar do “lixo” Centrad

Últimas Notícias

Ibaneis quer se livrar do “lixo” Centrad

16 de dezembro de 2025

Quaest: Lula lidera todos os cenários de 2º turno para 2026

16 de dezembro de 2025

Ibaneis reinaugura Praça dos Estados na Candangolândia

16 de dezembro de 2025

Bosque da Vida eterniza memória de vítimas de feminicídio

16 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.