O União Brasil lança a primeira plataforma de capacitação, o EAD Defesa Lilás, disponibilizada para mulheres com 18 anos ou mais filiadas à sigla. O projeto foi desenvolvido para capacitar, fortalecer e engajar mulheres que desejam se candidatar nas Eleições 2024. O partido, que possui sete deputadas e uma senadora no Congresso Nacional, é o primeiro do país a lançar a ferramenta de capacitação feminina.
O EAD Defesa Lilás trata de assuntos como prevenção à violência contra mulher, comunicação, redes sociais, oratória, legislação eleitoral e planejamento de campanha. A formação é dividida em 12 cursos, que incluem videoaulas, e-book, podcast, infográfico, mapa mental e quiz.
Para apresentar a plataforma, serão realizados eventos em todos os estados e no DF para orientar as filiadas sobre o uso do sistema. Os encontros começaram este mês. O primeiro deles ocorreu no último fim de semana em Rio Branco, no Acre. As próximas caravanas do Defesa Lilás chegam ao Pará, Maranhão, Bahia e Amazonas até o fim de abril.
A deputada federal Yandra Moura (União-SE) acredita que a iniciativa do União Brasil reforça o respeito às diferenças e a luta pela igualdade de direitos e oportunidades das mulheres.
“O Defesa Lilás percorrerá todo o país, oferecendo formação política, comunicação relevante, calendário eleitoral e a importância da filiação partidária. Temos que formar lideranças femininas e promover a atuação das mulheres nas bases”, ressaltou a parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Mulher e Coordenadora Geral do Observatório Nacional da Mulher na Política na Câmara dos Deputados.
A iniciativa do União Brasil tem como foco aumentar a representatividade feminina na política. Desde o lançamento do programa Defesa Lilás, em 2023, lideranças do partido promovem e difundem a participação de brasileiras em espaços de poder, buscando o engajamento delas na análise e criação de políticas públicas.