Representantes do União Brasil assinaram nesta quarta-feira (22) um acordo de cooperação internacional com o Estônia Hub para adaptar políticas públicas europeias à realidade brasileira. Educação, mobilidade, saúde, empreendedorismo, gestão pública e prevenção a desastres naturais estão entre as prioridades.
“O objetivo dessa parceria é construir pontes com governadores, prefeitos e parlamentares. É uma iniciativa que vai desenvolver uma visão de futuro para a construção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis”, resume Maria Emília de Rueda, coordenadora nacional do projeto “Brasil 2044”.
A Estônia levou pouco mais de 20 anos para aumentar a renda per capita em 275 vezes e tornar-se exemplo mundial de governo digital. O salto qualitativo não é baseado apenas em tecnologia. Inclui também debate político construtivo, simplificação de processos da gestão pública e elaboração da base legal que garantiu mais segurança jurídica para a formação de uma sociedade digital e responsável.
“A Estônia é um exemplo de gestão pública a ser seguido e replicado no Brasil. Temos que pensar no futuro do nosso país e garantir dignidade aos brasileiros”, completa Maria Emília.
Também integram a delegação brasileira os prefeitos Igor Santos (Paracatu-MG) e Alex César (Pirapora-MG); a presidente do União Brasil Mulher no Pará, Cilene Sabino; o secretário de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Vinicius Farah; e o componente do União Brasil Pará, José Luiz Flexa.
Brasil 2044
O programa “Brasil 2044”, lançado pelo União Brasil durante a COP28, em Dubai, no fim do ano passado, pretende idealizar como estarão as cidades brasileiras em 2044 e agir desde já para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável.