A Cidade Ocidental vivenciou um marco histórico no final de 2024. Foi inaugurada no município a sede provisória da Universidade Federal de Goiás (UFG). Localizado na SQ 16 e construído com recursos da prefeitura local, o novo prédio temporário funcionará como base para a instituição até a conclusão do campus definitivo, prevista para 2026.
Com capacidade para 300 alunos, divididos entre os turnos matutino e noturno, a estrutura provisória representa o início de uma nova fase no ensino superior da região. O primeiro vestibular ocorrerá no segundo semestre de 2025. A partir de 2026, as vagas também serão preenchidas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Agora, a Cidade Ocidental faz parte de um seleto grupo de dez municípios que abrigarão campi da UFG, consolidando-se como um novo polo de ensino superior no estado. O campus definitivo, que contará com um investimento de cerca de R$ 60 milhões, prevê a contratação de mais de 100 servidores técnicos e administrativos ao longo de 2026.
Os cursos oferecidos têm como foco áreas estratégicas e de alta demanda no mercado de trabalho, com destaque para a Engenharia de Software, Administração Pública, Gestão para Saúde Digital, Segurança Cibernética, Gestão em Segurança e Inteligência Artificial.