José Silva Jr. (*)
Em seu quarto dia como governador interino, o vice Paco Britto (Avante) visitou, quinta-feira (4), a obra do túnel de Taguatinga. Segundo ele, “fazer uma prestação de contas de como o dinheiro dos impostos estão sendo empregados”.
O trabalho está a todo vapor. Foi o que Paco garantiu na coletiva de imprensa improvisada entre um maquinário pesado e outro. O titular Ibaneis Rocha (MDB) viajou para Lisboa, em Portugal, na semana passada, com objetivo trazer o Web Summit, um dos principais eventos de tecnologia do mundo, para Brasília.
Enquanto isso, o vice toca a agenda do GDF. Segundo Paco, 53% da obra do túnel está pronta e o cronograma de entrega será cumprido até junho de 2022. A construção foi iniciada em 20 de julho de 2020.
Sacrifício
O túnel é a promessa de dias melhores os moradores das cidades de Ceilândia, Samambaia e, claro, Taguatinga. A pista vai acabar com as retenções ocasionadas pelos semáforos do centro e desafogar o trânsito local, por onde trafegam cerca de 25 mil motoristas diariamente.
Além de economia para o bolso, a nova passagem subterrânea irá diminuir o tempo de deslocamento em, pelo menos, 25 minutos.
Mas a obra exige não só sacrifícios do governo em empenhar recurso e mão-de-obra, como também dos comerciantes, que ficam com a frente das lojas encobertas pelos tapumes que cercam o canteiro de obras.
Como forma de mitigar o prejuízo deles, o governador em exercício lembrou que Ibaneis protelou o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para o 2023.
De acordo com a Associação do Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit), por causa do início das obras do túnel, alguns lojistas baixaram as portas e outros sofreram queda abrupta nas vendas. Isso se deve porque o fluxo de pessoas diminuiu substancialmente.
“Foi uma decisão muito importante e acertada do governador Ibaneis de reduziu o IPTU das lojas ao lado que foram prejudicadas pela obra”, destacou o presidente da Acit, Justo Magalhães.
Dono de um salão de beleza na C-8, Adão dos Reis disse que o impacto da obra na procura do seu serviço foi de 30%. É a redução que teve até agora. Segundo ele, isso se deve ao fato da dificuldade para os clientes se deslocarem até o seu estabelecimento e encontrarem vaga para estacionar o carro.
Para ele, o adiamento do IPTU ajuda a mitigar o prejuízo, mas o importante mesmo será a conclusão das obras. “Vamos torcer para que elas terminem logo, que aí o fluxo normal volte e com eles nossos clientes”, vaticina.
Boulevard
O sacrifício promete ser recompensado. De acordo com o projeto original, o governo não se preocupou somente com a passagem dos carros. Em meio ao vai-e-vem de veículos, haverá uma espécie de centro de convivência para os moradores dos prédios em volta.
Denominado de Boulevard, que o significado é avenida, o espaço prevê parque infantil, pista de skate, bancos e ainda quiosques de lanche rápido para atleta de ocasião. Além disso, haverá ciclovia em volta para contemplar não só os amantes do ciclismo mas também quem depende da magrela para chegar ao trabalho.
Praça do Relógio
Outro espaço de convivência e que também é considerado o principal monumento de Taguatinga também será contemplado pelo pacote de obras no centro da cidade é a Praça do Relógio. A revitalização está em andamento na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (seduh). A intenção da pasta é que as obras por lá sejam executadas juntamente com o Boulevard.
Presente à visita, o secretário de Obras, Luciano Carvalho, garantiu que “o calendário vai ser cumprido”. “Estamos rompendo barreiras”, disse o entusiasmado titular da pasta.
Segundo ele, a entrega da etapa mais pesada da obra, que é a concretagem das paredes do túnel, terraplanagem e asfaltamento, será feita ainda no primeiro semestre do ano que vem. A fase inclui ainda um centro de controle integrado ao Metrô, cuja a estação fica ao lado.
(*) Especial para o Brasília Capital