- Advertisement -
O número oficial de mortos na sequência do forte terremoto que atingiu o Nepal, no sábado (25/4), supera os 4 mil, segundo novo balanço do Centro Nacional de Operações de Emergências. Segundo o órgão, o número oficial de mortos, neste momento, é de 4.010. Segundo as novas cifras do Centro, subordinado ao ministério do Interior, o tremor deixou mais de 7.500 feridos.
O terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter teve o epicentro a cerca de 80 quilômetros da capital Katmandu. O abalo foi sentido em outros países, como Índia, Bangladesh e China, e provocou avalanches na Cordilheira do Himalaia. Fortes réplicas foram sentidas no domingo (26/4).
Montanhistas que estavam retidos há dois dias em zonas de alta altitude no monte Everest, no Himalaia, começaram a ser resgatados e transportados hoje (27/4) para o acampamento-base.
As avalanches provocadas pelo forte sismo mataram 18 pessoas na região. As equipes de resgate, apoiadas por três helicópteros, estão percorrendo os campos 1 e 2 do Everest, a montanha mais alta do mundo. Cerca de 150 montanhistas, a princípio sem ferimentos graves, estavam retidos por causa das placas de gelo e da neve que obstruíram os acessos terrestres da montanha.