Deputada quer iniciar obra que beneficiará um milhão de motoristas
- Advertisement -
A deputada distrital Telma Rufino (PPL) determinou como prioridade de seu mandato a construção da Via Interbairros. A obra atenderá a um milhão de motoristas de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Grande Águas Claras, Park Way e Guará. \”Somente duplicar pista não vai resolver o problema dos engarrafamentos em Brasília. É necessário construir pistas alternativas\”, ressaltou, durante reunião, quarta-feira (25) com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Maurício Canova.
O custo da obra foi estimado pelo governo anterior em mais de R$ 500 milhões. A construção da Interbairros era um compromisso de campanha do ex-governador Agnelo Queiroz (PT). A deputada salientou que existe a viabilidade econômica para a execução da obra, já que Furnas autorizou o cabeamento subterrâneo da linha de transmissão e várias projeções imobiliárias poderão ser construídas às margens do metrô, onde passará a nova via. \”A Interbairros pode ser viabilizada financeiramente com a venda de projeções comerciais e residenciais ao longo de sua extensão\”, afirmou.
A administradora da Águas Claras, Patrícia Fleury, ressaltou que o projeto de mobilidade urbana e acessibilidade está pronto e que a Interbairros é uma das principais obras no conjunto do projeto. \”Não podemos falar de melhorar o sistema viário dessas cidades sem considerar a construção dessa grande avenida\”.
Maurício Canova foi enfático ao garantir que o governador Rodrigo Rollemberg quer construir a via, mas que precisa ser analisada a viabilidade financeira de sua execução. \”O governo tem muito interesse em construir essa via. Precisamos avaliar se é mais viável uma PPP (Parceria Público-Privada) ou se a melhor alternativa será a venda de projeções imobiliárias ao lado da avenida\”.
Viadutos da EPTG e EPNB
Na reunião também foram entregues ao secretário as solicitações e respectivos projetos de engenharia para a correção do viaduto Israel Pinheiro, na Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), e para a construção do viaduto de ligação entre a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP) e Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB).