O administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, determinou, segunda-feira (18), ao coordenador de Licenciamento e Obras, André de Araújo, e à diretora de Ordenamento Territorial da regional, Mariana Félix, a demarcação dos locais onde serão plantadas novas árvores na Avenida Comercial Norte e Sul. A prioridade serão as esquinas das entrequadras dos setores QNA, QND e QNE.
Durante a reunião com os diretores da administração, Bispo Renato também definiu como prioridade a revitalização da ligação entre a Comercial Norte e a Samdu desde a QNE 01/02 à QNE 12/13. O canteiro central da via ganhará nova urbanização e plantio de árvores. Atualmente, a área está degradada, com equipamentos públicos quebrados e acúmulo de sujeira.
A arborização da Comercial, incluindo a parte sul da avenida, é uma demanda da comunidade e um projeto defendido pelo Comitê Taguatinga Verde, formado por vários segmentos interessados em colaborar na melhoria da qualidade de vida de Taguatinga. A partir da decisão do administrador de apoiar a iniciativa, o grupo voltará a se reunir para definir as próximas etapas do projeto.
Antes de marcar o encontro, o administrador vai aguardar o levantamento de sua área técnica apontando os locais onde será possível plantar árvores sem oferecer riscos às redes elétrica e de esgotos e águas pluviais. Num primeiro momento, pelo menos 12 espécimes deverão fazer companhia à solitária munguba da QNE 13, em frente à agência do Banco do Brasil, que há anos é a única árvore sobrevivente nos quatro quilômetros da Comercial Norte.
No início do mês, foi inaugurada a primeira etapa da recuperação do Centro Cultural CEMEIT, que inclui o Teatro da Praça e a Academia Taguatinguense de Letras (ATL). As obras foram coordenadas pela Diretoria Regional de Ensino, com recursos de emendas dos distritais Leandro Grass (Rede) e Reginaldo Veras (PDT). A segunda etapa da revitalização, que inclui o paisagismo e a arborização do centro de Taguatinga, faz parte do projeto Taguatinga Verde.