No dito popular, agosto é o mês do cachorro louco e o último dia de agosto, o sábado (31) foi marcado por três situações que deixaram o Brasil em alerta.
Primeiro a suspensão da rede X (antigo Twitter) foi uma tragédia para o dono da rede social, Elon Musk e para a direita radical brasileira que ficou sem palanque para divulgar suas fake news. O X foi desligado no Brasil por conta do descumprimento da legislação brasileira por parte do dono da rede, o bilionário americano Elon Musk. Ele pagou para ver e acabou vendo o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) praticamente desligar a rede social da tomada.
O outro evento foi o incêndio com mais de 500 Km de extensão que afetou grande parte da Amazônia Legal, causando prejuízos ambientais incalculáveis para o Brasil, aos países vizinhos que tem parte da Amazônia em seus territórios e para toda população global. O Ibama e a Polícia Federal continuam investigando para definir se estes incêndios são naturais ou provocados pelo homem. No segundo caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já determinou que os responsáveis sejam presos, identificados e responsabilizados pelos seus crimes.
Apagão – O terceiro evento negativo do último dia de agosto foi o apagão em São Paulo, que apagou praticamente toda a capital daquele estado, uma tragédia que causou prejuízos de toda a ordem, deixando milhões de pessoas sem energia elétrica por mais de três horas.
Segundo informações da Empresa de Energia Brasil, Enel, principal concessionária de energia do País, o problema começou em uma subestação de Guarulhos e acabou atingindo toda a cidade. O apagão teve início por volta das 17h30 e a energia começou a ser restabelecida por volta das 20h.