Certificado dá aos futuros pais o direito à ampliação da licença paternidade para 20 dias
Mariluce Fernandes (*)
O Sindicato dos Bancários de Brasília está realizando o curso de Paternidade Responsável, cujo certificado confere aos futuros pais o direito à ampliação da licença paternidade de 5 para 20 dias, conforme estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e previsto pela Lei 13.257/16. O curso é gratuito para todos os sindicalizados e está disponível na plataforma Ensino a Distância (EAD) da entidade sindical de forma permanente.
“Para ter direito à ampliação da licença paternidade, além da exigência do certificado de participação no curso, é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção, inclusive por casais homoafetivos, de crianças de até 12 anos de idade incompletos”, esclarece Raíssa Fraga, secretária de Formação do Sindicato.
Durante o curso, composto por nove unidades e carga horária de 12 horas, os bancários aprendem mais sobre a importância da participação do pai no desenvolvimento físico e psicológico das crianças, além de conhecer mais detalhes sobre o processo de antes e depois do parto, e cuidados com a mãe e o bebê.
Para mais informações, fale com o Sindicato fale com o Sindicato.
(*) Do Seeb Brasília