Caroline Romeiro (*)
Desde 2020, o Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN1), que contempla a jurisdição do DF, Goiás, Tocantins e Mato Grosso, já recebeu mais de 300 denúncias por exercício ilegal da profissão.
Como ao Conselho profissional só compete a orientação e fiscalização de profissionais inscritos no CRN, os casos de exercício ilegal são encaminhados para a Polícia Civil e para o Ministério Público – o exercício ilegal da profissão é considerado uma contravenção penal.
Devido ao fato de a ciência da Nutrição estar em evidência, mais pessoas têm tentado se passar por nutricionistas, desde estudantes a digital influencers. Muita gente tem cobrado por consultas e prescrito dietas de forma ilegal.
No site do Conselho Federal (CFN), a população consegue fazer uma busca rápida para saber se aquela pessoa que se diz nutricionista de fato o é. Basta colocar o nome da pessoa e selecionar a região/jurisdição – CRN1, CRN2, CRN3…
Por que essa informação é importante? Porque uma dieta prescrita de forma errada pode trazer prejuízos e riscos à saúde. A população precisa estar atenta aos falsos nutricionistas, geralmente autointitulados de coaches.
Para fazer a busca basta acessar https://cnn.cfn.org.br/application/index/consulta-nacional.
(*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região
Instagram: @carolromeiro_nutricionista