Caroline Romeiro (*)
Setembro está quase acabando e não vimos muitas ações relacionadas à campanha de prevenção ao suicídio, realizada neste mês, conhecida como “Setembro Amarelo”. Suicídio é uma ocorrência complexa, influenciada por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência.
De modo geral, os transtornos mentais são caracterizados por mudanças no padrão de comportamento que causam prejuízos nas atividades diárias. Alguns trabalhos começam a trazer relação de quadros de depressão com o padrão alimentar.
O estilo de vida, de modo geral, impacta nos transtornos mentais, especialmente ansiedade e depressão. A alimentação saudável, associada à prática de exercício contribui, positivamente para a prevenção desses quadros.
É importante sempre olhar para o indivíduo considerando todos os seus aspectos físicos e emocionais para conseguir entender a melhor abordagem nutricional que irá contribuir para a melhora desses quadros.
Portanto, a Nutrição pode ser uma aliada para uma vida mais leve e de qualidade.
(*) Mestre em Nutrição Humana e doutoranda em Ciências da Saúde
Instagram: @carolromeiro_nutricionista