Hoje já vou começar o artigo semanal pela conclusão. Embora a tecnologia de Inteligência Artificial (IA), como o Chat GPT, possa ser uma ferramenta útil para pesquisa e obtenção de informações gerais sobre alimentação e nutrição, ela não deve substituir o papel fundamental de um nutricionista qualificado na criação de dietas personalizadas e seguras para os pacientes.
Os nutricionistas desempenham um papel crítico na promoção da saúde e bem-estar por meio de orientação dietética adequada e individualizada. O Chat GPT não possui informações detalhadas sobre a história de saúde dos indivíduos, as preferências alimentares, as alergias alimentares, as restrições dietéticas, os dados de exames laboratoriais e de composição corporal, o nível de atividade física, dentre outros fatores importantes que um nutricionista deve considerar ao criar uma dieta personalizada. Essas informações são essenciais para garantir que a dieta seja segura e adequada às necessidades individuais do paciente.
A elaboração de uma dieta inadequada pode representar riscos para a saúde do cliente/paciente. Por exemplo, uma dieta inadequada pode levar a deficiências nutricionais, problemas gastrintestinais, ganho de peso não saudável ou perda de peso excessiva.
Um nutricionista qualificado está apto a avaliar cuidadosamente as necessidades nutricionais de cada paciente e criar um plano alimentar seguro e eficaz. Esse profissional tem ainda a responsabilidade ética de fornecer cuidados de saúde adequados e baseados em evidências aos seus pacientes.
Usar uma IA para criar dietas sem a devida avaliação e supervisão pode comprometer a qualidade do atendimento prestado. As IAs de conversação, como o Chat GPT, têm limitações. Elas podem fornecer informações gerais e sugestões amplas, mas não podem substituir a experiência e o julgamento clínico de um nutricionista.
Além disso, as respostas geradas por IA podem não estar atualizadas com os mais recentes estudos, consensos e diretrizes nutricionais. Cada pessoa é única em relação às suas necessidades nutricionais e metas de saúde. Um nutricionista é capaz de personalizar a dieta de acordo com as necessidades individuais do seu cliente ou paciente considerando seus hábitos, sua rotina e sua cultura alimentar.
Destaco, então, que a IA pode ser ferramenta para auxiliar o trabalho do nutricionista, mas não substituir seu papel.
Instagram: @carolromeiro_nutricionista