O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) passa a contar oficialmente com 23 novas ambulâncias nesta quarta-feira (1º). A entrega foi feita pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em cerimônia no Palácio do Buriti.
As viaturas fazem parte da renovação da frota, em curso desde 2015. Cada uma custou R$ 170 mil.
“Nossa execução de emendas é absolutamente republicana, pois os recursos são da população. Não são nossos, nem dos deputados. Temos mais 11 ambulâncias já empenhadas e, com isso, teremos renovado toda a frota do Samu”, disse Rollemberg.
São 14 veículos custeados com emendas parlamentares do senador Reguffe (sem partido), cinco com recursos destinados pelo deputado federal Ronaldo Fonseca (Pros) e quatro doadas pelo Ministério da Saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, as viaturas serão distribuídas em todo o DF. “São quatro unidades de suporte avançado e 19 de suporte básico, a serem enviadas para os sete núcleos do Samu. A região com mais carros será Ceilândia, que é a que mais precisa”, explicou.
O recebimento desses carros havia sido anunciado pelo governador em dezembro de 2017, mas, como ele mesmo observou à época, faltava emplacá-los e incorporá-los ao patrimônio. Agora estão, de fato, prontos para uso.