O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) participou, na manhã desta terça-feira (19), em Águas Claras, da inauguração do maior shopping do Distrito Federal e um dos três maiores da América Latina. Diante do potencial do empreendimento, o chefe do Executivo discursou com otimismo, apostando que o evento marcou “o divisor de águas” que marcará a arrancada para Brasília sair da crise econômica em que está mergulhada desde o início de sua gestão, há dois anos e oito meses.
O DF Plaza, às margens da EPTG, tem mais de 240.000m² de área construída. Além do shopping com 160 lojas (50 delas abertas já a partir de hoje e outras 35 a serem inauguradas até dezembro), tem cinco torres com 1.250 unidades residenciais e 900 salas comerciais. A estimativa é de que o complexo gere 3.000 empregos diretos e 9.000 indiretos.
“Isto mostra que estamos no caminho certo para superarmos a crise e, assim, devolver o otimismo a Brasília”, afirmou o governador. Ele exemplificou que, para incentivar o setor produtivo, seu governo tem acelerado a análise de projetos para liberação de alvarás e habite-se, e criado mecanismos legais para atrair novas empresas para o DF, como a lei de incentivos fiscais que equiparou a capital da República a outras unidades da Federação na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS).
Rollemberg falou ao Brasília Capital sobre sua expectativa de aprovar a reestruturação da previdência dos servidores do Governo do DF. “Nossa proposta é estruturante e tirará a cidade da crise por pelo menos quatro anos”, disse. Ele aposta na “sensibilidade dos deputados distritais” para aprovar a matéria. O texto original apresentado pelo Executivo recebeu várias emendas dos deputados. De qualquer forma, depende de liberação do Supremo Tribunal Federal para entrar na pauta ainda hoje (19). Do contrário, a votação será adiada para a próxima terça-feira (26).
Shopping
O DF Plaza atenderá uma população estimada em 800 mil moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Guará e funcionará das 10h às 22h, de segunda a sábado. Aos domingos, do meio-dia às 22h. O centro de compras faz parte do DF Century Plaza, que tem duas torres de 890 salas comerciais, três torres com 1.250 apartamentos. Faz parte do complexo o hipermercado Wal-Mart e uma operação hoteleira, a Nóbile Suítes.
A estimativa é de que haverá uma circulação diária de aproximadamente 20 mil pessoas, tendo à sua disposição estacionamento com 3,5 mil vagas. De acordo com os empreendedores, o primeiro multiuso da região segue padrões e conceito urbanístico internacionais.
O DF Plaza começou suas operações em março deste ano com a abertura do Coco Bambu, o primeiro de Águas Claras, terceiro do DF e 24º do País. Depois, foi inaugurado em junho o Outback Steak House. Grandes nomes do mundo da moda fazem parte do complexo, como Vivara, Renner, Riachuelo, Santa Lolla, Siberian, Morana, Carmen Steffens, Hering, Hope, Constance e Handbook, por exemplo.
Administrado pela Saga Malls, o empreendimento tem forte tendência de mix para gastronomia, moda e serviços. Mais exemplos: Soho (restaurante japonês), Arezzo, Biomundo, Aleatto, Burger King, Carmen Sttefens, Café do Ponto, Corcs e Spoleto.
O CEO da Saga, Fernando Maia, conta que já conhece bem Águas Claras, onde chegou em 1995, trabalhando para uma empresa de engenharia. E de lá para cá, acrescenta, ganhou grande experiência na administração deste tipo de empreendimento.
O superintendente do DF Plaza, Alexandre Máximo Mendes, acredita que o empreendimento tem grande potencial e se tornará referência no Distrito Federal. “É ótimo poder trabalhar um produto tão rico e bem planejado”, acrescenta. A expectativa de Judá dos Santos Cardoso, coordenador de Marketing do novo espaço, é de que a inauguração “fique marcada na memória e no coração das pessoas. Por isso, estamos preparando uma programação que contemple não só a abertura do shopping, mas todos os meses, até a chegada do Natal”.
Compareceram à inauguração do DF Plaza os secretários de Cidades, Marcos Dantas; de Desenvolvimento Econômico, Antônio Valdir de Oliveira; a deputada distrital Telma Rufino (Pros); os administradores de Águas Claras, Valdeci Machado, e de Taguatinga, Marlon Costa; o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana; além de mais de 200 convidados, entre empresários e empreendedores do shopping. Coube a sócio Jamil Lessa, da Bandeirante Incorporações, saudar e agradecer a presença dos convidados.