O deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF) protocolou, na sexta-feira (15), no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), uma representação contra o GDF por não convocar os aprovados no concurso da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri). Segundo o parlamentar, 85% dos cargos previstos em lei na pasta não estão ocupados.
“Isso traz um sério problema, porque a Seagri é um órgão fiscalizador. Estamos pedindo que o TCDF cobre do Governo do Distrito Federal um cronograma de nomeação de novos servidores, já que o concurso foi homologado há quase um ano e nenhum dos aprovados foi nomeado”, criticou Veras.
Gripe aviária
Desde agosto de 2023, o DF está em estado de alerta devido à possibilidade de contágio da influenza aviária, doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e mamíferos, incluindo seres humanos. Em fevereiro deste ano, o GDF prorrogou por mais 90 dias a vigência do decreto nº 45.522, que institui a situação de emergência zoossanitária na capital.
“Estamos em emergência zoossanitária, com grave risco de proliferação da gripe aviária. Se as nossas aves forem contaminadas, isso não só afetará a exportação de carne de frango do Distrito Federal, como de todo o Brasil”, alertou o deputado.