A nova Região Metropolitana do Distrito Federal é composta pelos municípios de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. A definição foi criada pelo governo de Goiás e anunciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Estes 11 municípios, que, somados, têm 1,9 milhão de habitantes, foram definidos a partir da atualização dos recortes metropolitanos e aglomerações urbanas. A região foi criada porque não existia anteriormente como recorte legal. Atualmente, das 27 unidades da federação, quatro não possuem regiões metropolitanas.
O estudo para a criação da nova Região Metropolitana, não se limitou a apontar apenas o problema de mobilidade, mas de vários outros níveis, como habitação, empregabilidade, educação, comércio e serviços. A expectativa é de melhorar a qualidade de vida dessa população, com a geração de emprego e renda, crescimento da indústria, construção de novas escolas, creches e melhorias na infraestrutura urbana.