Ouço muita gente falar desses termos como se fossem a mesma coisa. Na verdade não são, apesar de terem algumas coisas em comum, principalmente no que diz respeito ao padrão alimentar. O veganismo é um estilo de vida em que os indivíduos não consomem nenhum produto de origem animal ou produtos que foram testados em animais. Isso inclui, portanto, roupas, cosméticos e, claro, alimentos de origem animal. A ideia é respeitar os animais e o meio ambiente, já que eles preconizam também meios de vida sustentáveis e ecologicamente corretos.
- Advertisement -
Os veganos são vegetarianos, e temos basicamente dois tipos de vegetarianos: restritos – que não comem nada de origem animal (aqui incluídos os veganos) – e os ovo-lacto-vegetarianos, que apenas não consomem carne, mas consomem ovos, leite e derivados de leite.
Hoje temos muitas opções de alimentos. Com as substituições adequadas, é possível adaptar receitas de família e saborear pratos tradicionais da nossa culinária, até mesmo uma boa feijoada (vegana). E o melhor desse padrão alimentar é que os alimentos de origem vegetal são ricos em compostos bioativos, antioxidantes, que melhoram as funções corporais.
Os alimentos orgânicos também fazem parte desse padrão alimentar. Afinal, esse tipo de agricultura é ecologicamente mais adequada para o Planeta e mais saudável para nós.