Empresários, gerentes e funcionários das concessionárias vão aprender sobre conceitos básicos de relações de consumo, obrigações do empreendimento, adequação de contratos e recibos e padronização de documentos para compra e venda. O governo do Distrito Federal aguarda a participação de cerca de 300 pessoas. O curso é aberto a todos os comerciantes do ramo.
Após realizar o curso, o Procon pretende levar a atividade a outros segmentos do comércio, como agências de viagens, bancos e supermercados. Na última sexta-feira (24), durante a operação Mercado na Linha, servidores do órgão visitaram os principais hipermercados do DF para investigar a validade dos produtos vendidos nos estabelecimentos.
Na operação, cinco estabelecimentos foram autuados por irregularidades como diferenças de preços de produtos na gôndola e no caixa, falta de preços e venda de mercadoria vendida.
Selo “Amigos do Consumidor”
No prazo de 20 dias, o Procon deve avaliar a adequação das concessionárias do Scia e do Pistão Sul, em Taguatinga, ao Código de Defesa do Consumidor. A partir de julho, as empresas que cumprirem a legislação vão receber o Selo Amigos do Consumidor. O selo – que possui os níveis ouro, prata e bronze – foi pré-lançado no último dia 24 e busca expor as empresas que mantêm boa relação com o cliente.
O nível ouro é para as concessionárias que não registraram queixas ou que resolveram todas ocorridas em 2015. No caso das concessionárias que resolveram pelo menos 90% das denúncias será atribuído o selo prata. Aquelas que resolveram 80% das reclamações recebem o selo bronze.
Workshop sobre adequação ao Código de Defesa do Consumidor
Data: 30 de junho (quinta-feira)
Horário: 14h a 17h
Local: Associação das Agências de Automóveis do DF (Quadra 15, Conjunto 3, Lote 9, Cidade do Automóvel)
Valor: Gratuito