Aprenda com O Mestre Jesus: “No mundo tereis problemas, mas tendes bom ânimo”. Bom ânimo, pediu o Mestre, porque a vida é dualista: prazer e dor, vitória e derrota, dia e noite, inverno e verão, elogios e decepções, tristeza e alegria. E tudo é necessário para o seu aprendizado e fortalecimento.
Tudo é questão de encantamento: encante-se com o bem, se empenhará, superará e vencerá! Encante-se com o mal, cairá e sofrerá! Tudo são lições e todos somos alunos e professores uns dos outros. Se você justificar os erros e culpar os outros, continuará errando e sofrendo. Aprenda, evite culpar-se, supere e vença!
Para você vencer na vida, além de empenhar-se, terá que ser discreto e solidário. Discrição para não lhe invejarem e torcerem contra você, e solidariedade para ter a simpatia das pessoas que lhe ajudarão, porque alguns se motivarão com seu êxito. Mas, outros torcerão contra seus projetos.
Vencendo, evite o orgulho, contrapondo com gratidão à vida e às centenas de pessoas que colaboraram com você. Ninguém vence sozinho. Observe-se! Observe a vida! Veja quanta gente de bem já passou na sua vida e colaborou de forma decisiva. Então, seja grato e uma pessoa de bem para aqueles que vierem depois de você.
Não entre nessa de “amigos”. Amigo é quem te motiva, te aconselha para o bem e alegra-se com teu sucesso. Se você der ouvidos aos pessimistas, queixosos, invejosos e derrotados, no primeiro fracasso acreditará que eles têm razão e, em pouco tempo, ficará igual a eles. Evite-os!
Você está num planeta em que a maioria das pessoas ainda não sabe alegrar-se com o sucesso dos outros. Acima de tudo, não pense que ser ético e solidário é coisa de religião. É atitude de inteligência. A mente também se alimenta, e se alimenta de coisas boas: boas leituras, boas palestras, boas ações, bons exemplos, busca de ideal superior e boas companhias.