Portugal venceu País de Gales por 2 x 0, no estádio de Lyon, e garantiu seu lugar na final da Eurocopa. Com gols de Cristiano Ronaldo e Nani, a seleção lusitana chegou à primeira decisão do torneio continental desde 2004 – quando foi derrotada pela Grécia em casa, sob o comando do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari.
Depois de um primeiro tempo sonolento, os portugueses mataram o jogo em sete minutos na segunda etapa. Aos 4, Cristiano Ronaldo abriu o placar com uma forte cabeçada. Aos 7, Nani foi esperto e desviou um chute do melhor jogador do mundo direto para as redes.
Apesar do confronto já valer vaga na decisão, essa foi só a primeira vitória de Portugal dentro do tempo regulamentar de jogo. No grupo F, a seleção empatou as três partidas que fez e se classificou entre os melhores terceiros colocados.
Nas oitavas de final, os lusitanos ficaram no 0 a 0 com a Croácia até os 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, quando Quaresma marcou o gol da vitória. Já nas quartas, contra a Polônia, o confronto só foi decidido nos pênaltis.
Mesmo eliminada, a seleção do País de Gales, do craque Bale, fez um bom papel na competição. Em sua primeira participação na Eurocopa, os britânicos conseguiram um posto entre os quatro melhores, ficando na frente da Inglaterra na fase de grupos e eliminando a seleção da Bélgica nas quartas de final.
Os portugueses agora apenas assistirão Alemanha e França, nesta quinta-feira (7), para descobrirem quem será seu adversário. A final está marcada para o domingo, no Stade de France, em Paris, às 16h (de Brasília).