A Capsaicina é um composto bioativo presente nas pimentas responsável pelo sabor picante do fruto. Esse composto, além de ser conhecido pela sua atividade antioxidante, tem recebido grande destaque na literatura pela sua capacidade termogênica, auxiliando na perda de peso corporal.
Em estudo recente, realizado por pesquisadores brasileiros, foi avaliado esse efeito termogênico em um grupo de pessoas que realizavam treinamento resistido com a suplementação de capsaicina.
Os resultados demonstraram que o grupo de pessoas que suplementaram esse composto na dieta conseguiu aumentar a carga de peso no treino e fizeram mais repetições. Os pesquisadores verificaram um efeito ergogênico no treinamento resistido. No entanto, são necessários mais estudos sobre o tema.
Apesar de a literatura mostrar diversos benefícios sobre o uso da capsaicina, é importante ressaltar que algumas pessoas são sensíveis a esse composto, o que pode gerar desconfortos gastrintestinais.
Portanto, como sempre reforço semanalmente neste espaço, é importante procurar seu nutricionista para saber a indicação da capsaicina, a quantidade e a melhor forma de utilização.
(*) Com a colaboração de Gabrielle Gonçalves, estudante de Nutrição/Iniciação Científica da Universidade Católica de Brasília