Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral

PIB, pandemia e anarquia

  • Júlio Miragaya
  • 03/03/2021
  • 20:13

Compartilhe:

O PIB do Brasil, segundo o IBGE, caiu 4,1% em 2020. Nesta década, o PIB cresceu, em média, 0,3% ao ano, o pior desempenho desde o início do século XX. Durante os 5 anos do governo Dilma, cresceu apenas 5,86%, mas com Temer/Bolsonaro, entre 2016 e 2020, teve queda de 3,03%. É, ironicamente, o resultado do golpe que derrubou o PT prometendo um robusto crescimento econômico. O desastroso governo Bolsonaro alega que o afundamento da economia do país era inevitável devido à pandemia, mas o desempenho de outros países que souberam controlar o vírus mostra o contrário: a China cresceu 2,3% em 2020; o Vietnam, 1,6%; Bangladesh, 3,8%; o Egito, 2,0% e a Coréia do Sul teve queda, mas de apenas 0,9%.

Às vésperas de completar um ano da chegada do vírus, o Brasil supera 10,7 milhões de infectados e 260 mil mortos. Na 3ª feira bateu o recorde de óbitos por Covid (1.726), situação dramática, um morto a cada 50 segundos. Certamente tantos óbitos eram evitáveis, como o demonstraram vários países, sejam desenvolvidos, como Austrália, Nova Zelândia e Taiwan, sejam pobres, como Cuba, Vietnam e Uruguai. Ocorre que Bolsonaro apostou no negacionismo, desincentivou o uso de máscaras e o distanciamento social e o Ministério da Saúde se recusou a centralizar o combate à pandemia, conseguindo a “proeza” de errar em tudo: falta de testes; falta de leitos de UTI; falta de pessoal; falta de oxigênio. De excesso, apenas o superfaturamento na aquisição de material e os gastos com cloroquina.

Agora, em plena 2ª onda, mais trapalhadas: dificuldades na importação de insumos da China em função da política de hostilidade do clã Bolsonaro àquele país; atraso no início da vacinação, com essa se dando em ritmo de tartaruga, pois em 45 dias pouco mais de 3% da população foi vacinada. As trapalhadas bolsonaristas parecem não ter limites. O general “especialista em logística”, com sua geografia terraplanista, nos ensina que o Norte e o Nordeste enfrentam o inverno pois estão no Hemisfério Norte (sic), ao tempo que envia vacinas insuficientes ao Amazonas por confundir sua sigla (AM) com a do Amapá (AP). 

Apesar de Bolsonaro tentar “tirar o corpo fora”, é ele, sim, o principal responsável pela gravidade da crise econômica e social. A pandemia poderia ter sido contida, como o foi em outros países, mas sua postergação teve por aqui efeitos devastadores: o número de desempregados (incluindo os desalentados) chegou a 20 milhões e, se considerados os que passaram à condição de inativos, ultrapassa 30 milhões, uma tragédia. A inflação oficial (IPCA) foi de 4,52%, mas a “inflação dos pobres”, a dos alimentos no domicílio, subiu 18,15% (segundo o IBGE, os alimentos representam 61,2% dos gastos das famílias com renda de até 2 Salários Mínimos). Por fim, o Brasil fechou 2020 com o maior déficit público do mundo, nada menos que 16% do PIB ou 1,02 trilhão de reais, sendo R$ 703 bilhões de déficit primário e R$ 312 bilhões de pagamento da dívida. Para efeito de comparação, 162% superior ao da Argentina (6,1% do PIB) e 248% superior ao do México (4,6% do PIB). Com isso a dívida pública chegou a 6.6 trilhões de reais, ou 90% do PIB. Essa conta deveria ir pra Curitiba!

Compartilhe essa notícia:

Picture of Júlio Miragaya

Júlio Miragaya

Doutor em Desenvolvimento Econômico Sustentável, ex-presidente da Codeplan e do Conselho Federal de Economia

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Republicanos, o fiel da balança no DF

7 de dezembro de 2025

Léo Santana será atração do Viva Piri 2026

7 de dezembro de 2025

120 vagas para concurso para Guarda Municipal em Valparaíso

7 de dezembro de 2025

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.