Acontece neste sábado (13), o Perifa Brechó, uma feira física de brechós que ocorre mensalmente nas periferias do Distrito Federal, com o intuito de contribuir com a moda sustentável, das 14h às 18h, na QNM 18/20 Praça do Cidadão.
O Perifa Brechó foi criado para promover a economia criativa e incentivar uma moda mais justa, inclusiva e responsável. O atual modelo de produção da indústria têxtil acompanha o modelo em larga escala – precursor das trocas rápidas de tendências/roupas/peças que acabam sendo descartáveis -, gera o atual grande contingente de lixo têxtil, que por sua vez, possui um longo período de decomposição e finda sendo descartado, normalmente, em zonas marginalizadas. Em contraposição ao modelo fordista e toyotista temos a economia criativa com ênfase em meios de produção artesanais e no processo criativo.
Como alternativa prática e exequível contra o consumo desenfreado na moda, temos a moda sustentável, voltada para um consumo consciente e ecológico. A moda sustentável engloba desde uma produção sustentável até a reutilização e reciclagem.
Durante os dois anos de existência, o Perifa Brechó já contribuiu para o desenvolvimento de diversos empreendimentos periféricos que fazem parte da cadeia produtiva da moda ecológica, sendo esses em sua maioria dirigidos por mulheres em idade entre 20 e 50 anos e 63,6% dos participantes se autodeclararam negros ou pardos.
As feiras são uma proposição popular que além de ocupar as ruas de forma produtiva auxilia no desenvolvimento, associação e articulação das que nela expõe. Colaborando com microempreendedores que investem no mercado da economia criativa.
Serviço
Perifa Brechó
Data: 13 de agosto
Horário: 14h às 18h
Local: QNM 18/20 Praça do Cidadão