Da Redação
Durante entrevista ao Programa Brasília Capital Notícias, parceria do jornal Brasília Capital com a TV Comunitária e o blog do Chico Sant’Anna, na segunda-feira (20) – leia na página 6 desta edição –, o pré-candidato do PSTU ao Palácio do Buriti, Robson Silva, levantou a suspeita de Luís Inácio Lula da Silva (PT) repetir a história do ex-presidente Tancredo Neves.
Sarney
Eleito pelo colégio eleitoral, o político mineiro adoeceu na véspera da posse, com uma inesperada diverticulite, e jamais assumiu a presidência da República. O mandato de cinco anos foi exercido pelo vice, José Sarney. Caso semelhante ocorreu com Dilma Roussef, que, ao ser apeada do poder, abriu caminho para o vice Michel Temer
Alckmin
Robson Silva deixa subentendido que Lula pode ser usado como instrumento para ganhar a eleição deste ano e, caso não assuma, abrir caminho para um eventual governo de Geraldo Alckmin, que se filiou recentemente ao PSB mas é historicamente ligado à centro-direita identificada com o PSDB. “É uma coligação sinistra e perigosa”, alerta o pré-candidato do PSTU.
Força contrária
Segundo Robson Silva, “Alckmin representa forças sociais completamente contrárias a tudo que o PT defende. O vice representa uma força contrária à classe trabalhadora”. Ele deixa no ar a pergunta: Quem é pior, Temer ou Alckmin? E alerta: “Lula está correndo riscos há muito tempo. Então, talvez seja importante levar isso em consideração na hora de não fazer certas coligações”.