Passeio ciclístico em Brasília comemora o Dia Mundial Sem Carro

bsbcapitalPor ,22/09/2021 às 11:25, Atualizado em 22/09/2021 às 11:25

Atividade, à noite, integra a Semana Nacional de Trânsito 2021 no DF

Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável. Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

O Departamento de Trânsito do DF realiza, nesta quarta-feira (22), às 19h30, o Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. A concentração será a partir das 18h, em frente ao Museu Nacional da República. O Passeio Ciclístico integra as ações da Semana Nacional de Trânsito 2021, que tem como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado todos os anos, internacionalmente, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da sociedade de modo geral para a importância de rever a dependência em relação ao uso de veículos automotores – carros e motos, por exemplo – em seus deslocamentos diários.

“Esta é uma data importante para estimular o uso da bicicleta e outros modais de propulsão humana em trajetos mais curtos, que trazem inúmeros benefícios aos próprios usuários e ao meio ambiente”, destaca o diretor-geral, Zélio Maia.

A segurança do ciclista tem sido uma preocupação constante do Detran-DF, com campanhas educativas, inclusive na mídia, com o objetivo de reforçar a conscientização de condutores e ciclistas de que ambos têm responsabilidade na preservação da vida de quem usa a bicicleta nas vias do DF.

A campanha publicitária, em divulgação no rádio, na TV, em outdoors e mídias digitais, lembra a ciclistas e condutores as regras básicas para compartilhar as vias com segurança: o condutor deve reduzir a velocidade e guardar distância de 1,5m ao ultrapassar uma bicicleta, enquanto o ciclista precisa andar no sentido da via e sinalizar suas manobras com antecedência.

Leia mais no Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima