Partidos se unem e registram a Federação Brasil da Esperança

BSB Capital18/04/2022 às 17:17, Atualizado em 19/04/2022 às 17:31

Os partidos da FE Brasil atuarão em conjunto no Congresso Nacional e na sociedade

Foto: Reuters/Adriano Machado

Registrados nesta segunda-feira (18) o estatuto e o programa da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), pelas direções nacionais do PT, PCdoB e PV. Os documentos foram aprovados em reunião no último domingo.

O órgão máximo de deliberação, aprovou em Assembleia Geral a Federação, que será composta por 60 membros, sendo 9 vagas distribuídas igualmente (3 por partido) e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados.

As deliberações da Assembleia Geral serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros.

Na composição da Assembleia Geral, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres e no mínimo 20% respeitando o critério étnico-racial.

A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão e as outras 15 vagas seguirão à proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018

A deputada Gleisi Hoffmann (PT)será primeira presidenta da FE Brasil; a primeira vice-presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.

Os partidos da FE Brasil atuarão em conjunto no Congresso e na sociedade para promover a reconstrução do país, a defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos do povo, para fortalecer a candidatura do presidente Lula e sua base parlamentar.

Com informação do PT Nacional

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima