Parque Sul de Águas Claras começa a sair do papel

gabrielpontesPor ,13/10/2021 às 11:19, Atualizado em 13/10/2021 às 14:59

Parque Sul fica próximo ao Hospital de Águas Claras e deve ser entregue à comunidade no ano que vem

A Terracap está tirando do papel um velho sonho dos moradores de Águas Claras: a criação do Parque Sul. O parque fica localizado próximo do Hospital de Águas Claras – entre a as ruas Babaçu, 25 Sul, e Araribá. Por ser um parque urbano, a Administração Regional de Águas Claras irá administrá-lo.

O Parque Sul, no atual momento, iniciou as obras de pavimentação, como calçadas, estacionamentos e ciclovias. Os próximos passos incluem: construção de quadras esportivas e pista de patins; construção do Módulo de Apoio e Centro Comunitário; paisagismo, com plantio de novas árvores; instalações elétricas (incluindo iluminação) e hidráulicas; implantação de equipamentos: bancos, pergolados, brinquedos, etc; implantação de comunicação visual – placas e sinalização.

O projeto foi concebido de modo a integrar as facilidades de lazer juntamente com arborização planejada, que considerou as diversas estações, época de floração e porte das espécies de modo a se ter um parque agradável durante todo o ano. A espectativa é que o parque seja entregue à população no ano que vem.

Árvores

Para compor a arborização do parque serão plantadas mais 237, entre ipês amarelos e várias espécies de paineiras. Terão que ser removidas, no entanto, outras 52. Dentre as árvores que já existem no local, 46 serão mantidas. Segundo a Terracap, a remoção de algumas espécies é necessária por serem exóticas ao cerrado e ao ambiente naturalmente arborizado.

As mangueiras e outras árvores frutíferas do local, por exemplo, são remanescentes das chácaras que existentes naquela região antes da implantação de Águas Claras, das quais muitas foram removidas para a construção dos prédios e ruas da cidade.

Além dessas, a arborização planejada da Terracap plantará no Parque Sul outras espécies, como Mutambo; Pau Ferro; Jacarandá de Minas; Ipê Branco; Chichá; Angico; Aroeira Vermelha; Farinha Seca; Ipê Amarelo do Cerrado; Ipê Verde; Aroeira; Copaíbeira; Ipê Amarelo Peludo; Ipê Roxo; Sapucaia; Pau Rei; Pau Brasil; Ipê Caraíba; e Cabreúva Vermelha.

“As construções do Parque Sul está sendo executada com recursos do GDF. A administração de Águas Claras irá administrá-lo, já que o parque se trata de uma área urbana”, afirmou o administrador de Águas Claras, André Queiroz.

Leia mais no Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima