Uma explosão numa subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), seguida de incêndio de grandes proporções, atingiu a área central de Brasília nesta segunda-feira (27) e causou blecaute em prédios da Esplanada dos Ministérios, incluindo o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. A luz caiu por volta das 18h30, foi restabelecida cerca de 15 minutos depois, mas voltou a cair. A CEB enviou equipes técnicas para o local, mas a causa do fogo não havia sido definida. Até as 19h40, as chamas altas ainda atingiam a estrutura e os bombeiros trabalhavam no combate.
A sessão da comissão do Senado que analisa o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi suspensa às 19h40, por causa da falta de energia. Os senadores chegaram a manter o encontro \”à meia-luz\” por cerca de uma hora, com a ajuda dos geradores do prédio. Duas testemunhas que seriam ouvidas hoje devem participar de nova reunião na manhã de quinta-feira (30).
A iluminação pública é mais afetada, de acordo com a CEB, porque leva cinco minutos para religar se as lâmpadas estiverem aquecidas.
Todos os prédios públicos no lado norte da Esplanada foram afetados pela queda de energia, segundo servidores. A lista inclui os ministérios da Justiça, da Educação, da Fazenda e da Defesa, por exemplo.
Semáforos do Eixo Monumental também foram afetados pela queda e ficaram desligados. Quando a luz foi restabelecida, a sinalização ficou intermitente, indicando atenção aos motoristas. Até as 18h45, não havia registro de acidentes de trânsito na região. O metrô também chegou a ter problemas e chegou a ficar parado entre as 18h45 e as 19h05. Além disso, a Epia e a EPTG ficaram no escuro durante alguns minutos.