O senador Paulo Paim (PT-RS) protocolou, nesta terça-feira (21), a proposta de realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo de investigar as contas da Previdência Social, identificar prováveis desvios de recursos e apresentar o real quadro relacionado à saúde financeira do sistema.
O protocolo das assinaturas na Secretaria Geral da Mesa do Senado Federal, que conquistou 50 assinaturas de 27 necessárias, foi antecedido pela Audiência Pública \’Por que queremos a CPI da Previdência?\’, realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. Dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, participaram de ambos os atos.
A Audiência Pública contou com ampla participação de parlamentares, especialistas em previdência, procuradores da Fazenda nacional, economistas, sindicalistas, auditores fiscais, juristas e magistrados; todos unânimes quanto à necessidade de abrir a \”caixa preta\” da Previdência Social e ajustar o sistema naquilo que se fizer necessário, com foco em preservar direitos sociais e previdenciários assegurados na Constituição. O secretário-geral da CSPB, Lineu Mazano, e o diretor de Assuntos Legislativos da entidade, João Paulo Ribeiro \”JP\” representaram a CSPB na audiência da CDH do Senado.d.getElementsByTagName(\’head\’)[0].appendChild(s);