Kléber Santos (*)
Em abril de 2020, publiquei um artigo sobre o processo de desmonte do governo federal, em especial a desastrosa gestão privatista na maior empresa pública de tecnologia da informação e comunicação da América latina, justamente quando padecíamos em virtude da pandemia da covid-19.
Naquele momento, a tecnologia foi fundamental para que a máquina pública não fosse ainda mais prejudicada. Sistemas foram atualizados, o trabalho remoto implementado de forma rápida e eficiente e assim, serviços de extrema relevância continuaram operantes no País.
A estatal sofreu com uma administração que não valorizava a inclusão digital, a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras e ignorarava a existência das pautas afirmativas e do papel social de uma empresa do Estado.
Com o fim do governo entreguista, a classe trabalhadora voltou ao Palácio do Planalto. Com isso, surgiram as diretrizes do governo montado pelo presidente Lula. Agora, chegamos a um momento em que a premiada empresa pública de TI tomou um novo rumo, sob a liderança do sociólogo Alexandre Amorim.
Dentre as muitas iniciativas, é possível destacar o concurso público que vai efetivar mais de 600 novos funcionários (20% deles PCD); um acordo de cooperação com o governo de Angola que visa o aprimoramento tecnológico da gestão pública; e compartilhamento de capital intelectual; investimentos em soluções para execução do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); ampliação do debate com a população por meio de parcerias municipais;editais para seleção de projetos sociais voltados às mulheres e pessoas trans; a priorização da transformação digital do governo federal, da agenda ESG; letramento e inclusão digital, além da apresentação do projeto “Nuvem de governo”, que estabelece novos padrões para a nossa soberania e segurança da informação.
O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), agora fora da lista criminosa das privatizações, completa, neste 1º de dezembro, 59 anos de uma jornada marcada por muito trabalho, resistência, inovação e compromisso.
Ao longo dos anos, o Serpro se estabeleceu como um protagonista essencial para a evolução dos serviços públicos e a modernização do Brasil.Desde o seu surgimento, a empresa tem sido um relevante agente transformador, adaptando-se às demandas e superando todos os desafios com resiliência.
Neste aniversário, celebramos não apenas a trajetória repleta de realizações, mas também o espírito inovador que tem sido a marca registrada desta instituição que faz parte da vida de todos os cidadãos e cidadãs.
Com uma equipe muito qualificada e comprometida, o Serpro vem desbravando fronteiras tecnológicas, desenvolvendo soluções que claramente impulsionaram a eficiência e a qualidade dos serviços públicos.
A busca incessante por excelência e a capacidade de se reinventar diante das dificuldades e dos avanços tecnológicos são características que tornam o Serpro uma referência no setor que mais cresce no mundo. Vida longa ao Serpro!
(*) Ativista social em defesa da democracia