Um novo concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro adaptado a crianças autistas será executado no Cine Brasília no sábado (1º de abril), às 11 horas.
Essa é a segunda edição da iniciativa, que ocorreu pela primeira vez no ano passado e teve reações positivas dos pais.
A atração antecede o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, e alerta para a importância da inclusão social de pessoas com essa característica.
Para reduzir o desconforto de indivíduos com distúrbios sensoriais, a iluminação durante o concerto será maior, e a intensidade sonora, ajustada.
Além disso, os pequenos poderão conversar, levantar, andar e até correr pela sala de cinema. Profissionais capacitados estarão disponíveis para oferecer suporte às crianças e acompanhantes, caso necessário.
Repertório terá peças clássicas e trilhas famosas do cinema
Regido pelo maestro titular da orquestra, Cláudio Cohen, o repertório terá peças clássicas — entre elas, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso — e trilhas famosas do cinema, como Star Wars, Super-Homem e Batman.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há pelo menos 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil e mais de 70 milhões no mundo inteiro.
Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional para crianças autistas
1º de abril (sábado)
Às 11 horas
No Cine Brasília (106/107 Sul)
Entrada franca
}