Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil

Onde a indústria vai bem

  • Júlio Miragaya
  • 16/04/2025
  • 08:00

Compartilhe:

Os tempos em que a boa recuperação da indústria, registrada em 2023 e 2024, começam a naufragar, atingidos pela absurda e injustificada elevação da taxa de juros. Porém, destaco o estudo “Cidades Industriais Brasileiras” realizado pelo Dieese, em parceria com a Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos da CUT/SP e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que analisa o desempenho da indústria de transformação no Brasil de 2002 a 2021, nas unidades federativas e nas 100 principais cidades industriais brasileiras, especificamente envolvendo a geração de emprego. 

Em 2002 o Brasil possuía 5,21 milhões de trabalhadores na indústria de transformação. Esse contingente cresceu 56% (para 8,15 milhões em 2012), refluindo 6,5% (7,62 milhões em 2021). De 2002 a 2012, nos 8 anos do governo Lula e aos dois primeiros do governo Dilma, todas as macrorregiões apresentaram expansão do emprego industrial, com destaque no Centro-Oeste, onde cresceu 103% (de 232 mil para 471 mil). O crescimento também foi acima da média nacional na região Norte (71%), de 168 mil para 287 mil, e no Nordeste (68%), de 646 mil para 1,086 milhão), com a geração de 440 mil postos de trabalho na indústria.

No Sudeste e no Sul, mais industrializados, o crescimento foi mais modesto – aumento de 53% (de 2,78 milhões para 4,25 milhões) e de 48% (de 1,38 milhão para 2,05 milhões), respectivamente. Mas, nestas duas macrorregiões, há expressivas diferenças no crescimento do emprego entre os estados. No Sudeste, juntando São Paulo e Rio de Janeiro, o aumento foi de 50% enquanto em Minas e no Espírito Santo foi de 63%. No Sul, enquanto o crescimento no Paraná e Santa Catarina foi de 60%, no Rio Grande do Sul foi a metade (31%). 

Já de 2012 a 2021, compreendendo os últimos 3 anos do governo Dilma, mais 3 anos de Temer e 3 anos de Bolsonaro, embora tenha havido queda de 6,5% no emprego industrial no país, nem todas as regiões tiveram desempenho negativo. A queda maior foi no Sudeste (-12,5%), com perda de 526 mil postos de trabalho, concentrada em SP/RJ, visto que em MG/ES a perda foi marginal (menos 16 mil postos). No Nordeste, a queda também foi expressiva, de 9% (perda de 100 mil postos na indústria), e menos intensa no Norte (queda de 4,5%).

Mas no Centro-Oeste o emprego na indústria cresceu 8%, notadamente no Mato Grosso (17%), e surpreendentemente, houve expansão no Sul (3%), apesar da queda no RS (-8%), graças ao forte aumento em SC (16%) e mais modesto no PR (4%). Em suma, o emprego industrial no Brasil tem crescido mais sustentavelmente em dois estados da região Sul (SC e PR) e no Centro-Oeste.

Quando se observa o desempenho do emprego industrial entre as cidades, o resultado demanda uma apurada reflexão, pois os centros urbanos que apresentaram melhor desempenho são aqueles que se colocaram na dianteira para a atração de investimentos, ofertando, entre outros fatores, melhor infraestrutura e trabalhadores mais qualificados. 

Num contexto em que o emprego industrial decresceu nas regiões metropolitanas, o destaque ficou com as cidades do nordeste catarinense e do cinturão do agronegócio, que envolve cidades nas regiões Sul e Centro-Oeste. O bom desempenho das cidades industriais do Nordeste de Santa Catarina foi puxado por Joinville, com a geração de 30 mil empregos na indústria de 2002 a 2021 (aumento de 60%). Já em Blumenau, Jaraguá do Sul, Itajaí e Brusque houve a geração de mais de 10 mil novos postos de trabalho em cada uma no período. 

Nas regiões em que predomina o agronegócio, os destaques ficaram com Chapecó (SC), com crescimento de 161% (quase 20 mil novos postos); Cascavel (PR), com mais de 15 mil (aumento de 167%); secundadas por Toledo (PR), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS) e Rio Verde (GO), todas ampliando seus contingentes de trabalhadores industriais em cerca de 10 mil no período.

Fora desses dois cenários, a expansão foi também expressiva em alguns centros industriais paulistas, como Sorocaba, Piracicaba e Jundiaí, e alguns centros nordestinos, como Feira de Santana e Vitória da Conquista. Na Bahia. Em alguns casos, crescimentos excepcionais derivaram de situações específicas, como Macaé (RJ), com aumento de 223% decorrente da indústria de equipamentos de exploração do petróleo e Goiana (PE), com aumento de 289% advindo da instalação da fábrica da Jeep. 

Por fim, destaque para Brasília, com criação de quase 20 mil novos empregos industriais (aumento de 103%) e da vizinha Anápolis, com mais de 20 mil novos postos e crescimento de 178%. 

No próximo artigo analisarei o caso dessas duas cidades no contexto do Eixo Brasília-Anápolis-Goiânia. 

Compartilhe essa notícia:

Picture of Júlio Miragaya

Júlio Miragaya

Doutor em Desenvolvimento Econômico Sustentável, ex-presidente da Codeplan e do Conselho Federal de Economia

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: Religião brasileira e cristã – I

Júlio Miragaya

GRES Unidos da Papuda?

Tersandro Vilela

Amor em tempos de algoritmos

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

17 de fevereiro de 2026

PMDF alerta foliões com dicas para evitar roubo de celular no carnaval  

16 de fevereiro de 2026

GRES Unidos da Papuda?

16 de fevereiro de 2026

Lula mira novos mercados na Ásia com agendas na Índia e Coreia do Sul

16 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.