Até 4 de setembro, os cidadãos podem participar das oficinas de propostas para o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), que ocorrem em todas as 35 regiões administrativas do DF. Entre os temas em debate estão os projetos das “Ruas Completas”, que buscam integrar de forma equilibrada pedestres, ciclistas e transporte coletivo; a “Rede Cicloviária”, que abrange ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas; além das “Zonas 30”, voltadas para segurança viária e convivência urbana, e os pontos de integração entre diferentes modais de transporte.
Os encontros são abertos ao público, sempre das 19h às 21h, e têm como objetivo debater soluções para o transporte e a mobilidade urbana, a partir de propostas construídas com base em pesquisas de campo e participação comunitária. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a participação popular é fundamental para que as propostas reflitam as reais necessidades dos brasilienses.
A programação começou na segunda (18), em São Sebastião, no IFB Campus São Sebastião, e no Jardim Botânico, no Colégio Digital. Na terça-feira (19), é a vez de Brazlândia, Lago Sul e Samambaia. Na quarta-feira (20), as oficinas acontecem em Planaltina, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II, enquanto na quinta (21) passa por Água Quente, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro. As demais regiões administrativas, incluindo Candangolândia, Park Way, Sobradinho, Guará, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Paranoá, Fercal e Núcleo Bandeirante, recebem as reuniões a partir de 25 de agosto. Mais informações podem ser consultadas no site da Semob (link: https://www.semob.df.gov.br).
Próximas oficinas:
19/8 – Brazlândia, Lago Sul e Samambaia
20/8 – Planaltina, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II
21/8 – Água Quente, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro